ComunicadosPolítica

PSD: Carla Madureira lamenta oito anos sem respostas para o problema da erosão costeira

A deputada do PSD, Carla Madureira  denunciou esta segunda-feira que o Orçamento do Estado para 2024 (OE) “não tem uma resposta concreta nas suas dotações” para fazer face à erosão costeira. Numa audição ao ministro do Ambiente e Ação Climática, a parlamentar aveirense enfatizou que nos últimos oito anos não promoveu qualquer ação para proteção das pessoas e dos seus bens.

“O Programa da Orla Costeira Ovar/Marinha Grande previa um investimento de 422 milhões de euros no horizonte temporal de 2027, mas a execução está aquém das necessidades” – vincou Carla Madureira na apreciação, na especialidade, do OE, fazendo sobressair que para 2024 as dotações previstas não dão qualquer resposta.

Notando que Portugal é um dos países europeus mais afetados pela erosão costeira, fenómeno que tende a ser intensificado pelo impacto das alterações climáticas, Carla Madureira recordou que “o concelho de Ovar é um dos mais expostos a nível nacional, detendo aproximadamente 17 mil metros de litoral“.

“O trecho costeiro compreendido entre Esmoriz e o Torrão do Lameiro encontra-se entre os setores costeiros mais dinâmicos de Portugal, registando-se o recuo da posição da linha de costa e episódios, cada vez mais recorrentes, de danos em infraestruturas costeiras, devido à ação energética do mar” – sublinhou Carla Madureira, para notar que “temos assistido a respostas insuficientes na proteção costeira e que ficam muito aquém do desafio que temos pela frente”.

Carla Madureira lamentou, na ocasião, que, tendo acompanhado este assunto noutros orçamentos, não tenha conseguido “uma resposta efetiva, que se traduzisse num reforço das ações que são necessárias para esta zona em concreto, mas também para o restante território costeiro vulnerável à erosão”.

“E oito anos depois só podemos lamentar que o governo socialista tenha assobiado para o lado e não tenha cuidado da defesa da população do concelho de Ovar. Nesta e noutras matérias” – concluiu a deputada.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo