Carnaval

Troféu Nacional de Samba reúne as campeãs em Estarreja

Depois de três anos de interregno por causa da pandemia da COVID-19, as cores do samba nacional voltam a fundir-se em Estarreja, este sábado à noite. O desfile tem entradas livres.

A “liga das campeãs” do samba está, finalmente, de regresso à cidade de Estarreja. Depois da 10.ª edição que teve lugar em 2019, realiza-se este sábado, dia 17 de junho, o 11.º Troféu Nacional de Samba que vai reunir na mesma avenida as melhores escolas de samba dos principais carnavais de Portugal. O desfile começa às 22h, no Parque Municipal do Antuã, com entradas livres.

As escolas de samba que se sagraram campeãs do Carnaval, em Estarreja (Trepa de Estarreja), Ovar (Costa de Prata), Mealhada (Batuque) e Figueira da Foz (A Rainha), onde existe classificação na categoria do samba (em Ovar o ano de classificação refere-se a 2020), preparam-se para mais uma competição, desta vez, com peso nacional.

Com coorganização da Associação do Carnaval de Estarreja e da Câmara Municipal de Estarreja, numa espécie de “carnaval de verão”, antevê-se um espetáculo de ritmo, cor, alegria, qualidade, criatividade e exuberância, com cerca de seis centenas de figurantes a darem o seu melhor na alameda do parque da cidade, já batizada por muitos de “avenida do carnaval”.

Cada escola de samba integra um conjunto de alas específicas: desde o mestre-sala e porta-bandeira, à comissão de frente, baianas, passistas e bateria.

A melhor a desfilar e que tiver melhor pontuação quando conjugados os vários critérios de avaliação – mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, fantasias, bateria, samba-enredo e conjunto – receberá o Troféu Nacional. O júri é nomeado pela ACE – Associação do Carnaval de Estarreja, composto por seis elementos em que cada um avalia dois itens.

O samba até pode ter vindo do Brasil, mas já faz parte do Carnaval português e movimenta milhares de pessoas todo o ano, para quem “o samba é felicidade”. O encontro nacional, com disputa do troféu, realiza-se este sábado com um total de 600 figurantes.

O Carnaval de Estarreja constitui um evento âncora da estratégia da política cultural municipal, sendo um forte fator de atratividade turística que alavanca a dinâmica da economia local, o que se pretende ver refletido não só no período de Carnaval, mas também noutros momentos ao longo do ano.

Após o desfile decorre uma festa na tenda instalada no parque, com animação do DJ Alex Xpress, também com entrada gratuita.

Classificação 11° Troféu Nacional de Samba.
1. Trepa Coqueiro
2. Batuque
3. Costa de Prata
4. A Rainha

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo