CulturaPrimeira Vista
Em Destaque

Ovar vence “Duelos de Páscoa” da Praça da Alegria

Ovar venceu Valença, esta quarta-feira, no passatempo Duelos de Páscoa, da “Praça da Alegria”, programa das manhãs da RTP1.

O Chef Bento Freitas, do restaurante “Concha”, no Furadouro, confeccionou uma caldeirada de peixe à vareira que levou o juri Chef Hélio Loureiro a empatar os pratos, deixando a decisão para o público que deu a vitória a Ovar, com 54% dos votos.

Os padrinhos foram a Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar, representada pelo Arrais de Mar, Rui Pires da Silva, e a Paróquia de São Cristóvão de Ovar, representada pelo Padre Victor Pacheco.

Os “Duelos de Páscoa” colocam frente a frente duas equipas em representação de duas localidades com fortes tradições pascais – a outra é Valença.

Ambas as equipas deram a conhecer as suas tradições gastronómicas, confecionaram um prato típico que os identifica e apresentaram um momento artístico que igualmente representou a sua terra.

Além da riqueza gastronómica, Ovar é também museu do azulejo e membro da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, e integrou uma apresentação de Leandro Ribeiro.

Ovar participou nos Duelos de Páscoa e a comitiva era composta por:
– Bento Freitas, chef do restaurante Concha, que preparou Caldeirada de Peixe de Ovar.
– Rui Pires da Silva, padrinho, Arrais de Mar (presidente da direção) e António Pacheco, ambos da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar
– Padre Victor Pacheco, padrinho, representa a Paróquia de S. Cristóvão de Ovar, esteve na organização mas não pôde estar presente.
– Leandro Ribeiro, artista, que apresentou o projeto Passo a Passo – Visita Guiada e Encenada às Capelas dos Passos de Ovar. Leandro, para além de ser ator, também é presidente da Sol d’Alma – Associação de Teatro.
– A instituição apadrinhada por Ovar foi a Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo