ComunicadosPolítica

PS vence eleições Europeias com “A Tua Geração na Europa”

[themoneytizer id=”16574-1″]

A trajectória europeia do Partido Socialista (PS) e a esmagadora vitória do PS em Ovar contou com a “Tua Geração na Europa”, campanha com que a Juventude Socialista de Ovar (JS Ovar) deu suporte a estas eleições, a qual se personalizou na refrescante e histórica representação de cinco eurocandidatos da JS na lista candidata do PS, e que se desdobrou quer na construção de um Manifesto para a Europa quer no empenho e mobilização de vários jovens socialistas, por todo o concelho e por todo o país, no acompanhamento diário da agenda da candidatura.

A vitória do PS em todas as freguesias do concelho (Esmoriz, Cortegaça, Maceda, Ovar, São João de Ovar, Arada, São Vicente de Pereira Jusã e Válega), traduziu-se na escolha no novo contrato social que o PS apresentou para aprofundar a construção do projeto europeu, suportado na fórmula governativa que temos vindo a desenvolver e que agora exportaremos para as instituições europeias através dos nove eurodeputados eleitos.

Os resultados atribuíram, de forma clara, uma expressiva e inequívoca vitória eleitoral ao Partido Socialista, depositando o eleitorado um voto de confiança no exercício da governação da “Geringonça”, e evidencia o descontentamento geral perante a incapacidade que tem havido para traçar uma estratégia de Futuro para o Município, sancionando-o com um cartão vermelho.

O novo enquadramento do Parlamento Europeu, mais plural e fragmentado, traz novos desafios à governação das instituições europeias, com a perda de fulgor das tradicionais famílias políticas e o reforço de novos blocos. A JS Ovar espera que este novo enquadramento faça um cordão sanitária à extrema-direita, isolando as suas políticas protecionistas, xenófobas e racistas dos centros de decisão europeus. Terá de caber, igualmente, aos eurodeputados da família dos socialistas europeus, temperar esse travão à extrema-direita com a limitação e o condicionamento das políticas neoliberais que têm ferido o sentimento de pertença ao projecto europeu, já assumidas por várias instituições e protagonistas como uma receita falhada.

Os resultados a nível europeu atribuíram mais votos e mandatos ao crescente discurso sobre as alterações climáticas e a transição para um futuro sustentável. Estaremos empenhados em contribuir, em Portugal e na Europa, com um conjunto sólido de propostas, para que o processo de rejuvenescimento das forças políticas sociais-democratas não se alheie destas reivindicações, que têm motivado as novas gerações para a activa participação cidadã, e que têm de merecer da nossa família política europeia a ambição de liderar esta causa, à semelhança do que tem feito ao longo de décadas, liderando as grandes transformações no seio do projecto europeu e os grandes desafios do futuro.

A JS Ovar não fica indiferente aos elevados números que se registaram na abstenção, não obstante estarem empolados nestas eleições pelo efeito do recenseamento automático, mas que nos têm de impelir, em introspectiva, a repensar as tradicionais formas de fazer campanha. Teremos de convocar a sociedade civil a concertar esforços para, sem paternalismos, inverter um quadro evolutivo da participação em eleições europeias aquém daquilo que ambicionamos.

Ovar, 30 de maio de 2019
Secretariado da Concelhia de Ovar da JS

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo