Saúde

A Diabetes: A inimiga mortal – USF João Semana

O dia 14 de novembro é considerado o Dia Mundial da Diabetes, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922.

Na USF João Semana decidimos promover uma sensibilização durante a semana de 13 a 17 novembro de 2023 para a população que nos visitou. Foi oferecido material informativo sobre a doença, como preveni-la e algumas dicas sobre a alimentação. Os nossos utentes, alguns, deixaram mensagens sobre a doença: dificuldade em lidar com a doença, necessidade de vigilância. Vimos revolta, mas também vimos motivação para ter a patologia controlada.

 

Brindamos os nossos pacientes com um exemplo de lanche saudável, do qual muitos usufruíram, e agradecemos à União das Freguesias de Ovar por nos auxiliar a cumprir este propósito!

 

A Diabetes é uma doença sobejamente discutida, passa de boca em boca, mas será que sabe como verdadeiramente nos afeta, como indivíduos e sociedade?

Em Portugal, tal como noutros países, são feitos estudos epidemiológicos para verificar o crescimento e o impacto das doenças e na diabetes o Observatório Nacional tem sido o grande epidemiologista nesta área. Este ano foi lançado o relatório “Diabetes, factos e números” sobre os anos 2019, 2020 e 2021. Ficam aqui alguns números deste relatório (relativos a 2021):

  • Entre os 20 e os 79 anos, 14,1 % são diabéticos (o que corresponde a 1,1 milhões de portugueses), dos quais 6,1 % não sabia que tinha a doença;
  • Houve um aumento do número de óbitos registados nos internamentos em que a DM foi o diagnóstico principal.
  • Os utentes do SNS têm encargos diretos de 33,7 Milhões de Euros com o consumo de Antidiabéticos não insulínicos e de Insulinas, tendo estes números vindo a aumentar ao longo dos anos.

 

A Diabetes é a principal causa de cegueira, insuficiência renal e amputação de membros inferiores. A Diabetes constitui, atualmente, uma das principais causas de morte, principalmente por implicar um risco significativamente aumentado de doença coronária e de acidente vascular cerebral.

  • O rastreio da retinopatia ate 2019 atingia praticamente ¼ das pessoas com Diabetes, sofrendo um constrangimento pelo período pandémico.
  • Dos doentes internados por Acidente Vascular Cerebral e Enfarte Agudo do Miocárdio, 31,1 % eram diabéticos.

 

A Doença não implica sofrimento apenas para o doente, é um problema para o doente, família e sociedade. Apresenta custos pessoais, económicos e sociais significativos e impactantes para toda a comunidade.

Pequenas alterações no nosso dia a dia fazem a diferença. Vamos continuar a negar a realidade?

Pelo grupo de trabalho da Diabetes da USF João Semana

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo