Primeira VistaSaúde

“Dr., Dê-me um Comprimido para Dormir”: Os Desafios da Medicação para Insónia

Na busca por uma boa noite de sono, muitas vezes recorremos à medicação como uma solução rápida. No entanto, é importante entender que o comprimido para dormir não é a solução definitiva. Em primeiro lugar, devemos considerar a higiene do sono como o primeiro passo para melhorar a qualidade do descanso. Conheça alguns dos problemas associados ao uso de medicamentos para dormir:

Dependência e Tolerância: Muitos medicamentos para dormir têm potencial para causar dependência física e psicológica. Com o uso prolongado, o corpo pode se acostumar com a presença da medicação e exigir doses cada vez maiores para produzir o mesmo efeito, o que pode levar à dependência. Além disso, com o tempo, o corpo pode desenvolver tolerância aos efeitos dos medicamentos, tornando-os menos eficazes com o uso contínuo.

Efeitos Colaterais: Podem causar uma variedade de efeitos colaterais, que podem incluir sonolência diurna, tonturas, dificuldade de concentração, problemas de memória, náuseas, dores de cabeça e visão turva. Esses efeitos podem afetar negativamente a qualidade de vida e a capacidade de funcionar durante o dia.

Risco de Acidentes: A sonolência diurna causada pelos medicamentos para dormir pode aumentar o risco de acidentes, especialmente ao dirigir ou operar máquinas. Isso pode representar um perigo tanto para a pessoa que está a tomar a medicação quanto para as pessoas ao seu redor.

Má Qualidade de Sono: Embora os medicamentos para dormir possam ajudar a induzir o sono, eles podem não promover um sono natural e restaurador. Algumas pessoas relatam que acordam ainda se sentindo cansadas ou grogues após tomar medicamentos para dormir, o que pode indicar uma qualidade de sono inferior.

Interações Medicamentosas: podem interagir com outros medicamentos que a pessoa esteja a tomar, aumentando o risco de efeitos colaterais e complicações.

No entanto, mesmo para aqueles que estão a tomar medicação para dormir há anos, há esperança de reduzir a dose e eventualmente suspender o uso. Com o apoio de um profissional de saúde qualificado, é possível explorar alternativas e estratégias para melhorar a qualidade do sono de forma mais sustentável e saudável.

Reconheça que os medicamentos para dormir não são a única resposta para a insónia. Priorizar a higiene do sono e procurar soluções não medicamentosas podem ser passos importantes para alcançar um sono reparador e melhorar a qualidade de vida a longo prazo. Se estiver a tomar medicação para dormir, não hesite em buscar orientação médica para avaliar outras opções e discutir um plano de tratamento adequado às suas necessidades individuais.

Leia os outros 3 artigos publicados! São curtinhos e não dão sono!

Eurico Silva

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo