CulturaPrimeira Vista

Válega evocou o Magusto da Escola Oliveira Lopes

No passado dia 11 de novembro de 2023, realizou-se no Museu Escolar Oliveira Lopes a evocação histórica: “Magusto à Moda Antiga”.

As dezenas de pessoas que passaram pelo Museu Escolar Oliveira Lopes, durante a tarde do dia 11, reviveram, sem sombra de dúvidas, o espírito dos magustos realizados no recreio aquando da celebração do São Martinho.

Não faltou a tradicional caruma para se fazer a fogueira, na qual se colocaram as castanhas a assar.

Comeram-se castanhas, bebeu-se sumo ou jeropiga, saltou-se a fogueira, enfarruscaram-se as caras e cantaram-se canções de S. Martinho. Os jogos tradicionais e as brincadeiras de recreio, complementaram a festa.

A iniciativa foi organizada pela Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes em parceria com a Câmara Municipal de Ovar.

Marcaram presença, entre outras  as seguintes personalidadas convidadas: Raúl Teixeira, presidente da Junta de Freguesia de Válega, Ana Cunha, vereadora da Câmara Municipal de Ovar e Joaquim de Almeida e Pinho, antigo professor e fundadador do Museu Escolar Oliveira Lopes.

Augusto Pinho considerou que “a iniciativa foi, uma vez, um sucesso, sendo que, até S. Pedro ajudou à festa, numa tarde sem chuva”.

Mais asseverou que “a evocação história será para repetir no próximo ano, tendo, sem quaisquer dúvidas, potencial para crescer e se tornar um evento de referência na região”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo