Saúde

Hospital de Ovar passa a realizar cirurgia no canal lacrimal

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) passou a realizar cirurgia no canal lacrimal, uma nova resposta que reforça a atividade desenvolvida no Bloco Operatório desta unidade, tendo a primeira intervenção ocorrido no passado mês de novembro.    

Há uma grande ilação a tirar com a realização desta nova cirurgia no nosso hospital: o Hospital de Ovar está alinhado com os objetivos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de aumentar a sua produção e de dar resposta às necessidades da população que serve, numa lógica de proximidade”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira.    

Segundo a responsável médica do Bloco Operatório e Serviços Cirúrgicos do HFZ-Ovar, Eulália Sá, o procedimento – denominado como “DCR – Dacriocistorrinostomia endonasal” – visa “solucionar a obstrução das vias lacrimais, que se manifesta por lacrimejo persistente, secreções abundantes e por vezes infeção”. Nos adultos, esta obstrução pode ocorrer sem causa específica, sendo mais comum no sexo feminino, em pessoas com idade superior a 40 anos.  

Estamos a falar da única forma de tratamento para este problema, que consiste em criar uma nova comunicação entre o saco lacrimal e a cavidade nasal, por via endoscópica, sem cicatriz visível”, explica.  

Além de Eulália Sá (anestesiologista), a equipa que garante a cirurgia no HFZ-Ovar é constituído por Carlos Saric (oftalmologista) e Gonçalo Mendes (otorrinolaringologista). 

A “DCR – Dacriocistorrinostomia endonasal” é feita em regime de ambulatório, sob anestesia geral, sem necessidade de internamento. O período de recuperação dura, em regra, entre sete e dez dias.  

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) já realiza cirurgia no canal lacrimal, uma nova resposta que reforça a atividade desenvolvida no bloco operatório desta unidade que, como se sabe, se encontra em fase de obra de reabilitação/ampliação, cujo términus está previsto para o final de 2023.    

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo