Primeira VistaSaúde

Não vou tomar os comprimidos porque hoje quero beber! – Por Dr. Eurico Silva

Com a chegada das festas de Natal e Ano Novo, é importante alertar para um mito bastante comum relacionado ao consumo de álcool e a toma de medicamentos.

Muitas pessoas, com receio dos possíveis efeitos negativos, deixam de tomar seus medicamentos quando têm eventos em que o consumo de álcool é mais elevado.

No entanto, é fundamental esclarecer que essa prática não é recomendada e pode trazer consequências indesejáveis.

Existem medicamentos, principalmente na área da saúde mental, em que o efeito depressor do álcool pode interagir e potencializar os efeitos depressivos, como sonolência, diminuição dos reflexos, pouco ânimo entre outros.

Também frequente são as dúvidas em relação aos antibióticos, em que alguns podem apresentar efeitos secundários muito desagradáveis, quando consumidos juntamente com álcool, como náuseas e vómitos. Portanto, é importante ter consciência dessas interações e evitar o consumo excessivo de álcool quando estiver em tratamento medicamentoso.

É essencial destacar que suspender a medicação nos dias festivos pode levar a um descontrolo significativo de condições como hipertensão, diabetes, dislipidemia, entre outras. Isso aumenta o risco de complicações agudas graves, como AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou enfarte do miocárdio.

Portanto, mesmo em períodos propícios a excessos, é fundamental respeitar o nosso corpo, as doenças que enfrentamos e a medicação que nos foi prescrita.

Se surgirem dúvidas em relação à interação entre álcool e medicamentos, é imprescindível consultar o médico ou farmacêutico.

Neste Natal e Ano Novo, tenha responsabilidade com a sua saúde. Não suspenda a medicação sem orientação adequada e tenha consciência de que o consumo excessivo de álcool pode comprometer o tratamento e a sua saúde em geral.

Desejamos a todos boas festas, comemore com moderação e não entorne o copo e a saúde!

 

Eurico Silva

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo