LocalSlider

União das Freguesias disponibiliza aplicação para envolver cidadãos

A União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã (UFO) apresentou, na noite da passada sexta-feira, o projecto “EnvOlveUFO”, uma aplicação web pioneira em Portugal ao serviço de uma autarquia.
O Presidente da UFO, Bruno Oliveira, começou por informar que o projecto surgiu no sentido de “afastar a burocracia e as barreiras que podem surgir no acesso aos nossos serviços, por parte de algumas pessoas”.

A Tesoureira da autarquia, Salomé Costa, pensa que o projecto surgido de uma parceria entre a UFO e a empresa Mapis, é um “verdadeiro passo em frente na direcção do futuro”. Hoje, continuou, “quase todos os lares têm acesso à Internet, sendo que esta pode ser uma ferramenta essencial no sentido da descentralização e do acesso aos serviços”. A autarca explicou que “através de um simples clique pode ter-se acesso aos serviços sem perdas de tempo”.

Salomé Costa lembrou que a UFO aposta nas novas tecnologias, estando igualmente a promover o ensino da informática nas quatro freguesias, tendo 15 turmas a iniciar o presente ano lectivo. Em resumo, “este é um exercício de cidadania activo”.
Coube a Luís Fonseca, da Mapis, explicar que o “EnvOlve UFO” se encontra disponível através de um dispositivo com acesso à Internet, no endereço http://uniaofreguesias-ovar.pt/envOlveUFO/
“Esta é uma aplicação responsiva, através da qual qualquer cidadão pode fazer sugestões ou adicionar ocorrências que for observando, ao nível dos espaços verdes, mobiliário urbano, sinalização, entre outras possibilidades enquadradas no âmbito das competências conferidas à UFO”.

Na sua intervenção, Luís Fonseca incentivou todos “a utilizarem esta aplicação, que é muito facilmente acessível e prática e que, tenho a certeza, que os cidadãos interessados na gestão autárquica vão gostar”. Por outro lado, concluiu: “Não é estanque e está aberta a sugestões, no sentido de ir melhorando e respondendo cada vez mais às necessidades”.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta