DesportoPrimeira Vista

Compromisso pela Bicicleta subscrito por mais de uma centena de entidades

Três semanas após a abertura das inscrições, o número de subscritores do “Compromisso pela Bicicleta”, firmado hoje na Murtosa, já ultrapassou a centena (inclui Ovar), anunciou a Plataforma Tecnológica da Bicicleta.

O “Compromisso pela Bicicleta”, apresentado na presença do secretário de Estado do Ambiente, José Mendes, visa promover o uso regular da bicicleta, aproveitando investimentos apoiados pelo programa Portugal 2020.

De acordo com a Plataforma Tecnológica da Bicicleta, que lançou o compromisso, aderiram já ao mesmo 15 autarquias, uma comunidade intermunicipal, 46 empresas, sete instituições de ensino, 13 organizações do terceiro setor e oito organizações informais, além de outros 12 parceiros e apoiantes.

O “Compromisso pela Bicicleta” tem em vista aproveitar os estímulos de vários programas públicos de promoção da bicicleta, como o programa UBIKE Portugal e os investimentos em infraestrutura ciclável, apoiados pelo Portugal 2020 e por fundos municipais, para alcançar metas concretas.

Os objetivos assumidos com o compromisso são reduzir as emissões e a dependência energética dos combustíveis fósseis, aumentar em 10% a quota modal da bicicleta (que atualmente representa 0,5% do total das deslocações casa-trabalho/escola) e reduzir em 10% o número de deslocações em veículo individual (que neste momento constituem 60% do total das deslocações casa-trabalho/escola, segundo os Censos 2011), sobretudo as de curta distância e duração.

O compromisso foi concebido pela Plataforma Tecnológica da Bicicleta, criada em 2014 pela Universidade de Aveiro, que agrega saberes multidisciplinares, designadamente nas áreas dos materiais, eletrónica e comunicações e engenharia civil, para contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias ligadas à bicicleta.

“Há uma vontade grande da parte dos governos, nomeadamente nacional, de incentivar o uso da bicicleta, por variadíssimas razões, quer do ponto de vista económico, quer ambiental, e a Universidade pode contribuir para isso, através de transferência de tecnologia”, disse à Lusa Paulo Vila Real, vice-reitor da Universidade de Aveiro.

O compromisso contém nove desafios, subscrito por entidades de todo o país, e é também uma tentativa de mudar mentalidades: “faz parte de uma caminhada no sentido de tornar Portugal um país em que se utilize mais a bicicleta. É um pouco estranho que países nórdicos com o tempo que têm usem tanto a bicicleta e nós, com o nosso clima, utilizemos tão pouco”, salienta o vice-reitor.

A escolha do local da apresentação do compromisso recaiu sobre a Murtosa por ser “o Município com mais utilização ‘per capita’ de bicicleta no país”.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo