Cultura

80 anos celebrados na Feira do Livro do Porto e com livro de fotografia por Rita Carmo

Não é segredo, Sérgio Godinho comemora seu octogésimo aniversário no próximo dia 31 de Agosto. Motivo seguramente de alegria para os que ao longo de mais de cinco décadas são acompanhados pela música e palavras do “escritor de canções”.

Em 2025, a celebração está a ser feita no Porto, cidade natal de Sérgio e que lhe dedicou a edição deste ano da Feira do Livro, que decorre entre 23 de Agosto e 7 de Setembro nos Jardins do Palácio de Cristal.

A par de uma programação com inúmeras ligações à obra de Sérgio Godinho, o evento reservou ainda algumas acções especiais que enaltecem o carácter singular da sua personalidade criativa: no passado dia 23, ao nível institucional, a atribuição da Medalha de Honra da cidade e da Tíllia de Homenagem na Avenida das Tílias dos Jardins do Palácio de Cristal; num desafio criativo a oito autores BD, a exposição e livro “O Meu Sérgio”; num encontro com os portuenses, a conversa entre Sérgio Godinho, Rui Moreira, João Gobern e Francisco José Viegas com o título de “Sérgio sobre o Porto”; e a abrir a programação de cinema, a exibição da curta “Era uma vez no apocalipse”, que Sérgio protagoniza, e do clássico “Kilas, o mau da fita” realizado por José Fonseca e Costa e em que foi co-argumentista e compositor da banda sonora original.

O MEU SÉRGIO_Exposição e livro
Um projecto do ilustrador Tiago Manuel com curadoria e ensaio de Marcos Farrajota, com direcção de arte da Silvadesigners e curadoria da exposição de António Gonçalves, com a participação dos autores de BD José Smith Vargas, Tiago Baptista, Joana Mosi, Mariana Pita com João Marcelo, Rudolfo Mariano, Maria João Worm, Pedro Burgos e Alexandra Saldanha.
Já no próximo final de semana, no dia 30, dois momentos dedicados a duas disciplinas que Sérgio sempre privilegiou: a fotografia, com o lançamento do livro “Sérgio Godinho por Rita Carmo”, numa sessão pública a partir das 15H na Biblioteca Almeida Garrett; a literatura, área criativa a que tem dados especial atenção nos últimos anos, com a apresentação da sua mais recente publicação, o livro de contos “Como se não houvesse amanhã”, numa sessão com a presença também de Francisco José Viegas e de José Carlos Barros.
SÉRGIO GODINHO por RITA CARMO

Rita Carmo, a fotógrafa de músicos e artistas por excelência, encontrou em Sérgio Godinho, ou “Monsieur Godin”, como carinhosamente o trata, mais do que um músico. Encontrou um cúmplice de olhares, palcos e tantos instantes partilhados.
Ao longo dos anos, a lente da Rita captou não apenas o artista em acção, mas também o homem por detrás das canções e das letras. Dessa relação nasceu este livro de fotografias que é mais do que um registo visual — é um retrato íntimo da cumplicidade entre dois criadores que se reconhecem na arte e na vida.

A 7 de Setembro, no encerramento do evento, o concerto “Sérgio & Os Assessores – Liberdade25” com a participação especial de Manuela Azevedo, a partir das 19H no Rossio, junto Pavilhão Rosa Mota, numa jornada colectiva de celebração com o público.

(pack SG80 com fotos e imagens – LINK)

 

Aliás, o concerto no Porto é a primeira das apresentações em palco agendadas para o mês de Setembro e que irão ainda incluir passagens por Guimarães, no Festival Manta; pela Marinha Grande, no Teatro Stephens; e a fechar o mês, a presença num dos eventos mais antigos e populares da cidade de Lisboa, a Feira da Luz que tem lugar no Largo de Carnide.

Coincidência, esta passagem por Lisboa, já que a Câmara Municipal local irá atribuir-lhe a Medalha de Mérito Cultural numa cerimónia a decorrer no início de Setembro.

Seja a norte ou a sul oportunidades para festejar com Sérgio Godinho a sua vida e a sua obra.

 

AGENDA

07 SET | FEIRA DO LIVRO | PORTO_COM A PARTICIPAÇÃO DE MANUELA AZEVEDO
12 SET | FESTIVAL MANTA_CCVF | GUIMARÃES
16 SET | TIVOLI BBVA | LISBOA_CONVIDADO DE FÁBIA REBORDÃO
19 SET | ENTRE QUEM LÊ_EVENTO LITERÁRIO | VILA REAL
27 SET | TEATRO STEPHENS | MARINHA GRANDE
28 SET | FEIRA DA LUZ | LISBOA

Botão Voltar ao Topo