publicidade
CulturaEspecial PÁSCOAPrimeira Vista

Procissão da Trasladação de Nossa Senhora

A Procissão da Trasladação da Nossa Senhora das Dores, da Igreja Matriz de Ovar para a Capela de Santo António, realizou-se este sábado.

A imagem fica ali até domingo, dia em que sai para ir ao Encontro de seu filho Jesus, na emocionante Procissão dos Passos.

Poucos conhecem os segredos e a riqueza desta imagem mas a realidade é que é uma verdadeira relíquia no património ovarense.

Trata-se de uma imagem de corpo articulado, pois adquire, nas duas procissões em que se apresenta, diferentes formas e posições, sendo numa chamada de Nossa Senhora das Dores e noutra de Nossa Senhora da Soledade.

Durante o ano, enverga um vestido e um manto diferentes dos que leva nas procissões quaresmais, uma vez que os que leva nas ditas procissões são de uma riqueza e de uma importância extrema: um manto de veludo bordado a ouro, um vestido de cetim também este bordado a ouro e com fio de seda roxa, um par de manguitos, um peitilho, um cinto, um par de sapatos, uma almofada e uma cabeleira de cabelo humano, constituindo um conjunto de elementos isolados que revestem a imagem aquando das procissões quaresmais.

Durante a Procissão desta noite – itinerário: Av. Ferreira de Castro, rua Cândido dos Reis e Praça da República, foi recitado o Rosário.

Publicidade

Artigos Relacionados

GUIA DO CARNAVAL DE OVAR 2026
[dflip id="99858"][/dflip]
Botão Voltar ao Topo