Cultura

UA e secundária Júlio Dinis dinamizam impressão de bioplástico sustentável

Vencedor do “Prémio Especial Lipor”, o projeto “PoppyInk – A tinta sustentável” desenvolvido por Matilde Alves, Carolina Miranda e Sofia Gomes, alunas do 11º e 12º ano da Escola Secundária Júlio Dinis, de Ovar, foi apresentado ao Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) com o intuito de estabelecer uma colaboração que visa produzir a estrutura de uma caneta esferográfica através da incorporação de filamentos bioplásticos numa impressora 3D.

A ideia de criação de um material de escrita sustentável surgiu em ambiente de aula após as alunas serem confrontadas com o descartar de marcadores, o que apresentava dois problemas: o desperdício da estrutura em plástico não reutilizável e a toxicidade da tinta.

Nesse âmbito, e após contacto prévio com Paula Vilarinho, docente do DEMaC, as alunas viram a possibilidade de desenvolver experimentalmente no Maker’s Lab do DEMaC um bioplástico à base de borras de café descartadas no quotidiano, utilizando técnicas de manufatura aditiva e subtrativa para criação da estrutura interna e externa da caneta.

A fim de solucionar a toxicidade da tinta dos marcadores, Matilde, Carolina e Sofia criaram a marca de pigmentos “PoppyInk” totalmente sustentáveis feita inicialmente com pétalas de papoila e, posteriormente, com outros pigmentos naturais como as cascas de curgete e de maçã verde (coloração verde), tomate de batata (coloração acastanhada) e de borras de café.

O “Prémio Especial Lipor” foi atribuído a Matilde Alves, Carolina Miranda e Sofia Gomes por ocasião da 16º Mostra Nacional de Ciência do 30.º Concurso Nacional para Jovens Cientistas.

Este concurso está integrado no Projeto Gera Talentos, um programa estruturante de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, promovido pela Fundação da Juventude, que visa fomentar, reconhecer, distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos jovens cientistas e empreendedores.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo