Empresas

Intertex – Feira Internacional da Indústria Têxtil com recorde de empresas

No Europarque, está garantida a presença de 4. 500 visitantes profissionais, de mais de 20 países e a presença de mais de 400 compradores internacionais

A quarta edição em Portugal da ITF Intertex inaugura-se amanhã com um número recorde de empresas nacionais entre as 120 inscritas. A Feira Internacional da Indústria Têxtil apresenta-se no Europarque, em Santa Maria da Feira, ao lado da  Interleather & Shoes – Feira Internacional da Indústria do Couro, Calçado e Acessórios e da ITF Intertex Machinery – Salão Internacional da Maquinaria da Indústria Têxtil.

Ao longo dos três dias, entre as 10h e as 18h, 90 expositores internacionais – provenientes de 12 países – e 30 ‘made in’ Portugal – maioritariamente representantes das indústrias têxtil, do vestuário e da confeção – esperam cerca de 4. 500 visitantes profissionais de mais de 20 geografias do mundo. Está ainda garantida a presença de mais de 400 compradores internacionais, no âmbito do Programa de Hosted Buyers promovido pela empresa organizadora do certame.

António Brito, responsável pela Península Ibérica da BGroup, afirma que a participação deste número recorde de empresas portuguesas “é o reconhecimento da importância da feira como uma plataforma fundamental para incrementar a presença em mercados internacionais atrativos, encontrar oportunidades únicas de exportação, estabelecer novas parcerias e aumentar redes e colaborações comerciais”.

A cerimónia de abertura está agendada para as 12h00 desta terça-feira, e, para além do CEO da BGroup, Serhan Paul, contará com a presença do primeiro-secretário da embaixada da Índia, Ronnie Spurgeon, da conselheira comercial da embaixada da Turquia, Güliz Çetinkaya, do representante da embaixada de Espanha, Hudson Nascimento, e do responsável pela região Norte da Câmara de Comércio Luso-Britânica, David Marques. Estarão também presentes os presidentes da Associação dos Comerciantes do Porto e da ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e de Confeção, Rubens Carvalho e César Araújo, respetivamente.

Programa recheado

No dia inaugural da Intertex destaca-se a apresentação do projeto RDC@ITV – Roteiro para a Descarbonização da ITV, do CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário, que incluiu um inquérito às empresas do setor sobre a implementação de tecnologias de descarbonização. O tema servirá de mote para depois serem apresentados dois exemplos de empresas que se distinguem pelas boas práticas de descarbonização no têxtil e na confeção.

O segundo dia será marcado para as Business Talks e para os desfiles das coleções de algumas das marcas portuguesas presentes. Pela Passerelle, uma das novidades desta edição, vai passar a coleção de verão da estilista Diana Mara, que se vai mostrar pela primeira vez a Portugal, depois de ter sido apresentada na Monte-Carlo Fashion Week, no Mónaco, em abril.

“É uma oportunidade de conhecer melhor o mercado a Norte do país, já que o meu trabalho se desenvolve sobretudo em Lisboa e no estrangeiro., e contactar com potenciais clientes. E é também uma forma de divulgar ainda mais esta nova coleção, que combina o poder da natureza com a elegância da moda contemporânea e que é um testemunho da minha profunda conexão pessoal e emocional com o meio ambiente”, refere a estilista luso-francesa.

No terceiro dia dá-se palco ao ‘Projeto Isto É’, que resulta de uma parceria entre a BGroup, o MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeções e Lanifícios e a ANIVEC, e que visa aproximar os formandos da realidade da indústria, proporcionando-lhes uma experiência prática e imersiva. O desafio consistiu no estudo de uma das empresas portuguesas participantes e na criação de uma peça que as represente e que estará em exibição no Europarque.

“A Intertex é uma montra poderosa da nossa indústria, é aqui que mostramos ao mundo do que Portugal é capaz. Num mercado global, temos de exigir reciprocidade: se compramos, também temos de vender. E esta feira é uma prova clara de que Portugal tem lugar à mesa do comércio internacional”, sublinha César Araújo, líder da ANIVEC, uma das principais associações do setor, com mais de quatro mil empresas associadas.

Mais de 25 mil visitantes em três edições

Nas três edições realizadas em Portugal, a Intertex contou com a participação de mais de 500 empresas, que se mostraram a mais de 25 mil visitantes. Entre 2022 e 2024, verificou-se um aumento de 22% e 34% do número de expositores e de visitantes, respetivamente, e a presença de visitantes estrangeiros cresceu cerca de 17%.

A BGroup é uma empresa norte-americana que se dedica à organização de feiras sectoriais profissionais em todo o mundo. Depois de Portugal, a ITF Intertex ruma à Turquia e posteriormente à Tunísia, seguindo-se Macau, para depois se estrear em Espanha, em novembro, e, por fim, fechar o calendário de 2025 nos Estados Unidos.

Botão Voltar ao Topo