Espuma branca alerta para descarga poluente no Rio Antuã

A presença de espuma branca no Rio Antuã, junto à zona da Turbina, nesta sexta-feira, alertou populares que avisaram os serviços de ambiente da Câmara Municipal de Estarreja.
O Município contactou de imediato as autoridades competentes, nomeadamente, o SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR de Ovar, com jurisdição sobre o território de Estarreja.
Assim, numa ação concertada com a GNR de Oliveira de Azeméis e a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, em articulação com a INDAQUA (entidade gestora do abastecimento e saneamento em Oliveira de Azeméis), “procedeu-se à recolha de amostras de água para análise e investigação da origem da descarga”, informou a autarquia.
As primeiras indicações apontam para a proveniência a montante, no concelho vizinho de Oliveira de Azeméis, concretamente no Rio Ul, afluente do Antuã, onde se terá verificado uma descarga indevida.
O Município de Estarreja garante que acompanhará “com especial atenção o caso e, perante os resultados oficiais que vierem a ser conhecidos, atuará em conformidade, salvaguardando os superiores interesses do nosso território e exigindo a resolução do problema na origem e a responsabilização de eventuais infratores”.