CulturaPrimeira Vista

Linda, Laura, Joe, Keith e Matthew, de Leeds, representam o Reino Unido no Moot

Joe Harrison, estudante de música, Laura Willingham, oficial de justiça, Matthew Plant, profissional de Tecnologias de Comunicação, Keith Partridge e Linda Allen, ambos aposentados, são todos de Leeds e, atualmente, estão entre os cerca de 500 escoteiros do Reino Unido a participar numa aventura internacional única, conhecida como World Scout Moot, no Parque do Buçaquinho, em Cortegaça.

No total, são quase 9.000 escoteiros de todo o mundo, com idades entre 18 e 25 anos, que estão reunidos em Portugal para o 16.º World Scout Moot. A aventura começou no Parque Tejo, em Lisboa, no dia 25 de julho, e termina em Ovar. Ao longo do evento, que está repleto de atividades, eles mergulham nas comunidades e na cultura portuguesas.

O evento internacional de escotismo inclui uma expedição de quatro dias, durante a qual os participantes se juntam a escoteiros de outros países e percorrem uma das 100 rotas por regiões remotas de Portugal.

Após a expedição, os diferentes grupos reúnem-se com os restantes participantes para preencherem os dias restantes com atividades de Escotismo, aprendizagem cultural internacional e desenvolvimento de competências numa base de acampamento em Ovar, antes da celebração de encerramento e do regresso a casa.

Cheia de expectativa, Laura explica que “esta é a minha primeira vez num evento internacional de escotismo. Nunca representei o Reino Unido desta forma, então é realmente uma oportunidade única para compartilhar nossa cultura e aprender sobre outras culturas.”

Por seu lado, Joe não esconde a ansiedade “para conhecer outros escoteiros do mundo todo, especialmente os escoteiros japoneses. A rota que vou seguir significa que poderei viajar tanto pela praia como pelo interior de Portugal, o que é incrível.”

Esta é igualmente a primeira vez que Matthew participa num um evento internacional do Escotismo. “É ótimo ir com tantos outros escoteiros do Reino Unido, mas saber que conhecerei escoteiros do mundo todo torna tudo realmente emocionante e especial.”

Keith e Linda são voluntários escoteiros e estão a auxiliar na organização do evento. O voluntariado trouxe muitas oportunidades para ambos, mas poder fazer parte desta aventura internacional e proporcionar aos jovens adultos do Escotismo a chance de participarem desta experiência única, enche-os de entusiasmo.

Com os preparativos finais concluídos, Linda sustenta que “é sempre uma aventura ser voluntária com os Escoteiros, mas esta é uma experiência nova para mim. Nunca participei de um evento internacional de Escoteiros e estou realmente ansiosa para conhecer novas pessoas e apoiar os jovens adultos que participam do Moot.”

Keith não podia estar mais “animado para aprender sobre as culturas e histórias dos outros participantes do Moot. Estou ansioso para fazer a minha parte e ajudar jovens adultos de todo o mundo a se divertirem e aprenderem novas competências para a vida.”

O tema deste ano do World Scout Moot é “engajamento”, numa mensagem de incentivo aos escoteiros para se conectarem com outras pessoas e com as suas comunidades através do intercâmbio intercultural, da compreensão e da amizade.

O World Scout Moot não só proporciona aos participantes experiências únicas, mas também a oportunidade de incorporar as experiências e a motivação para impactar positivamente o mundo ao seu redor.

O Escoteiro Chefe britânico, Dwayne Fields, desejou boa sorte aos embaixadores de Leeds antes de sua partida: “Muita sorte para Linda, Laura, Joe, Keith e Matthew e todos os Escoteiros do Reino Unido que estão no Encontro Mundial Escoteiro. Esta é uma oportunidade incrível para se descobrirem a si próprios e o mundo à nossa volta, enquanto exploramos como podemos criar mudanças significativas. O verdadeiro espírito internacional do Escotismo brilhará, com tantas oportunidades de aprender com outros escoteiros do mundo. Sei que cada escoteiro do Reino Unido presente aproveitará a oportunidade para criar memórias, amizades e habilidades para a vida toda”.

“Sabemos que muitos jovens, hoje, crescem infelizes e preocupados com o futuro. O escotismo busca uma nova esperança e dar aos jovens a oportunidade de pertencer a um lugar e serem eles mesmos”, concluiu.

 

 

 

 

Fonte
yorkshireeveningpost
Botão Voltar ao Topo