Novo Fura Festival apresenta três dias de música, arte e aventura

Há uma onda nova para surfar em Ovar. O Fura Festival estreia-se de 15 a 17 de agosto, com mais de 40 propostas para toda a família. Miguel Araújo, Aurea e Os Quatro e Meia juntam-se a artistas locais para três noites de festa à beira-mar. Desde o nascer ao pôr do sol, há muito para viver, num programa em que as potencialidades naturais do território são pedras basilares e dão as mãos à arte e à identidade. Tudo isto e muito mais para descobrir no Furadouro, a paragem obrigatória do verão.
“Esta proposta é o resultado de um trabalho que foi pensado, experimentado e estruturado ao longo dos últimos anos e que agora surge, consolidado e com nome próprio”, explica Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, defendendo que o “Fura Festival quer ser uma marca forte, capaz de alavancar toda a oferta de verão do concelho e de consolidar Ovar como um destino de excelência no verão”.
O Fura Festival não é só mais um festival de verão, garante o autarca, até porque, como defende, “foi desenhado tendo como premissas os atrativos naturais do território, as suas tradições e vivências mais genuínas, a que se acrescenta um programa cultural plural, dinâmico e muito atrativo”.
No palco do FURA três nomes que dispensam apresentações. Miguel Araújo convida todos a dançar como se ninguém os visse, na sexta-feira, 15 de agosto, ao som das músicas que todos sabem trautear. Na noite seguinte, sábado, 16 de agosto, é a vez de Aurea pôr toda a gente bem, num espetáculo cheio de garra e energia. Na terceira de três grandes noites, domingo, 17 de agosto, chegam os bons rapazes. Os Quatro e Meia, um dos grupos mais populares da nova geração da música nacional, prometem acabar a festa em grande.
Marcados para as 23h00, são sempre antecedidos por concertos protagonizados por ovarenses: Flaviana Borges (15 de agosto, às 21h30), Rui Oliveira (16 de agosto, às 21h30) e Cátia Gonçalves (17 de agosto, às 21h30), mantendo-se a missão do Município de Ovar, de dar palco a artistas locais em ascensão.
Os dias grandes são para aproveitar do primeiro ao último minuto. Surf, bodyboard, surfskate, longboard… há muitas experiências náuticas para descobrir. Do mar para a terra, continuam as propostas para viver o verão, como um passeio guiado de bicicleta, karts, aulas de yoga, zumba, dança e, não esquecendo, claro, para os mais novos os insufláveis.
As artes de rua vão inundar o Furadouro de alegria e ritmo. A programação contempla propostas de teatro e circo de rua. Enano Clown, Karcocha e Thorsten Grütjen são alguns dos muitos nomes que dão corpo a esta intervenção cultural que conta ainda com a apresentação dos espetáculos “MANInFESTAÇÃO”, pelo Sol D’Alma e “Sem Lugar” pela Companhia Vareira.
A arte urbana também tem lugar no FURA Festival. Será construído com a comunidade um mural, sob a mentoria de Bárbara R.
Destaque, ainda, para o Mercado Urbano, no sábado e domingo, onde a tradição e a inovação se conciliam e, ainda, a ação de sensibilização ambiental na praia “Ovar + Azul – Praia mais Limpa”, na manhã de domingo.
Todas as propostas são gratuitas, algumas, contudo, requerem inscrição prévia.