Empresas

Feira promove formação para empresas e instituições para ‘polinizar’ boas práticas de proteção à biodiversidade

Dia 20 de setembro, em Santa Maria da Feira

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira continua a apoiar as empresas e intuições do concelho na adoção e implementação de práticas mais sustentáveis e alinhadas com a biodiversidade, antecipando uma estratégia de atuação que será uma exigência num futuro a curto prazo. No dia 20 de setembro, às 9h30, o Município promove, na antiga estalagem, a formação prática gratuita “Vamos ao Beesness? Como pode a sua empresa fazer a diferença?”, integrada no projeto municipal “Good for Beesness – Estratégia de Biodiversidade Urbana”, que visa a criação de redes locais de apoio à biodiversidade, em particular à proteção dos polinizadores.




Promovida e dinamizada em parceria com a NBI – Natural Business Intelligence, a primeira consultora portuguesa especializada em Economia de Base Natural, esta formação destina-se a empresas e instituições locais, nomeadamente juntas de freguesia e escolas, bem como técnicos municipais e produtores locais, mas o convite à participação é alargado a toda a comunidade.

Ao longo da manhã de sábado, serão apresentados neste laboratório prático e participativo exemplos concretos já implementados no concelho e debatidas estratégias para levar a natureza para o centro das decisões, das empresas às autarquias, das escolas às famílias, perspetivando uma ação mais sustentada em conhecimento. O objetivo é que os participantes aprofundem técnicas de promoção da biodiversidade e boas práticas locais, num espaço de partilha, inspiração e mobilização para a ação.

O workshop contará com intervenções de três especialistas da NBI – Nuno Oliveira, CEO da consultora, Paulo Pereira, diretor de operações, e Sandra Antunes, gestora de projetos – que vão explorar soluções de base natural, bem como caminhos para transformar preocupações ambientais em ações concretas. Uma oportunidade única para apoiar e desvendar caminhos, seja para empresas, comunidades, decisores e educadores, e levar mais longe o propósito ambiental.

Todos os participantes deste workshop vão receber um pequeno símbolo de compromisso: um conjunto de sementes autóctones, que celebra a regeneração ambiental e a identidade local. Vão ainda degustar uma infusão única – Chá Vila da Feira – composta por plantas que florescem no final da primavera e início do verão, cuidadosamente colhidas no auge do seu potencial – funcho, hortelã, tormentelo, erva-de-são-joão. Mais do que um chá, esta criação é uma homenagem ao território, à tradição e ao poder transformador da natureza, e um convite à continuidade do que será transmitido no decurso do workshop: cuidar do que é nosso, regenerar o que nos sustenta.

Recorde-se que o “Good for Beesness – Estratégia de Biodiversidade Urbana” é um projeto da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em parceria com a NBI – Natural Business Intelligence, que promove a criação de redes locais de apoio à biodiversidade, com especial enfoque na proteção dos polinizadores.

Através de formações, ações de sensibilização, intervenções no território, e com o envolvimento direto da comunidade, o projeto incentiva práticas de base natural em empresas, escolas, juntas de freguesia e cidadãos.

Assente numa visão regenerativa e colaborativa, o “Good for Beesness” transforma a biodiversidade num ativo estratégico para o desenvolvimento local, ligando natureza, economia e identidade territorial.

Para participar na formação “Vamos ao Beesness? Como pode a sua empresa fazer a diferença?”, os interessados devem inscrever-se através de formulário online, disponível em https://forms.gle/2i6BJcDCFP9v1VvU7.

 

Botão Voltar ao Topo