
O Anuário Financeiro dos Municípios 2024, apresentado esta terça-feira, no Porto, no auditório da OCC, destaca que 222 autarquias obtiveram pontuações inferiores a 950 pontos, o que equivale a menos de metade da pontuação total possível.
Nos municípios de grande dimensão, Sintra lidera o ranking nacional, com 1.695 pontos, seguida pela Maia (1.683) e pela Amadora (1.554). Entre os de média dimensão, Abrantes (1.554 pontos) ocupa o primeiro lugar, à frente de Tavira (1.504) e Castelo Branco (1.493).
Nos de pequena dimensão, Óbidos é o mais eficiente, com 1.606 pontos, seguido da Murtosa (1.583) e de Santa Cruz das Flores, nos Açores (1.573). No ranking do distrito aveirense, Estarreja (1.296) ficou em quinto lugar e Ovar (895) em nono.
O presidente da Câmara da Murtosa diz que o segundo lugar obtido no ‘ranking’ do Anuário Financeiro dos Municípios, na categoria de municípios de pequena dimensão, “é reflexo do rigor na gestão” da autarquia.
Januário Cunha, que antes de ser presidente já integrava o executivo municipal da Murtosa em anteriores mandatos, salientou que a classificação neste ‘ranking’ demonstra que o Município “consegue honrar os seus compromissos e, simultaneamente, ter um elevado grau de concretização de investimentos”.
A autarquia, acautelando o equilíbrio financeiro, tem apostado “na valorização do território e em incrementar o apoio às famílias e às instituições do concelho”, concluiu.



