
A vareira Ana Raimundo é a primeira jogadora formada em Ovar a transferir-se para uma equipa do campeonato alemão, provavelmente, um dos mais fortes da Europa. Ela é um dos reforços portugueses das alemãs do BC Marburg que abriu a Bundesliga 2025/26 (1. DBBL) com três vitórias em três jogos, algo que não acontecia desde 2018. O ponto alto foi a reviravolta na visita ao Herner TC,: vitória por 72-69 depois de estar a perder por 17 pontos (33-50) ao intervalo.
É a maior recuperação ao intervalo do Marburg desde a promoção ao escalão máximo germânico em 1992 e a primeira sequência de dois triunfos seguidos fora desde que o treinador português José Araújo assumiu o comando da equipa, em novembro de 2024.
Depois de entrar com a época anterior em andamento e assegurar a permanência em 2024/25, Araújo apostou no mercado português para esta temporada. A extremo Sara Barata Guerreiro, saída da NCAA para a primeira experiência profissional, e a base vareira Ana Raimundo, após ser vice-campeã nacional pelo Esgueira com médias de 6.7 pontos, 2.7 ressaltos e 3.0 assistências, com 52.9% de eficácia nos lançamento de campo, nos três jogos realizados.
Ana conta que ia mudar-se para a Alemanha “por questões pessoais e o Marburg tinha uma base muito jovem, ficou em nono lugar e o José Araújo convidou-me“. Apesar de ainda não perceber o alemão, Ana diz que não sentiu grande diferença, “o Marburg é uma grande família, à semelhança do que acontecia nos clubes em que estive em Portugal”.
O ano passado, a equipa ficou em nono lugar mas nesta época ambiciona fazer melhor. “O clube é muito bem organizado e tem boas condições à semelhança do que tinha em Esgueira”. “Aqui, o basquetebol é mais de contacto, entramos com três vitórias consecutivas e queremos entrar nos play-off e julgo que isso é possível”.
Depois de ter ficado uma época praticamente sem jogar devido a uma lesão grave, esta é a sua primeira aventura sem a companhia da irmã gémea que a acompanha desde 2002, nos tempos de formação na Ovarense. O mais difícil são as saudades, mas a Alemanha é aqui ao lado e a Gabriela já tem viagem marcada para visitar a irmã. Boa sorte!




