Estarreja, Murtosa, Ílhavo e Aveiro em destaque no anuário financeiro dos municípios

Estarreja, Murtosa, Ílhavo e Aveiro destacam-se no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, divulgado este mês, alcançando posições entre os melhores nacionais no Ranking Global dos municípios de pequena e média dimensão na lista dos 100 melhores classificados globalmente.
Estarreja ocupa agora o 10.º lugar, subindo face ao 11.º lugar em 2023, ao 15.º em 2022 e ao 18.º em 2021, e assim reforçando a trajetória consistente de melhoria na gestão financeira municipal. Ílhavo surge em 11º no todo nacional e Aveiro em 30º.
No contexto distrital, Estarreja mantém o 5.º lugar no ranking global dos 19 municípios do Distrito de Aveiro, com Ílhavo no 6º lugar e Aveiro em 8º.
A Murtosa lidera este ranking distrital muito embora se enquadre numa categoria diferente para pequenos municípios.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses relativo a 2024 foi apresentado no Porto no início deste mês de novembro e apresenta uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios relativas ao exercício económico de 2024.
Com esta publicação concretiza-se o vigésimo primeiro anuário financeiro dos Municípios Portugueses.
O estudo é da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (CICF/IPCA), e conta com o apoio, desde a primeira hora, da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e do Tribunal de Contas.



