Projeto de Português para Estrangeiros apoiou 117 imigrantes

O projeto de formação em Português Língua de Acolhimento, promovido pel’A Mutualidade de Santa Maria e financiado pelo PESSOAS2030, chegou ao fim, e o balanço é francamente positivo.
O projeto formativo, que se desenvolveu ao longo de 12 meses nos municípios de Ovar e Murtosa (recebendo indivíduos também de Espinho, Santa Maria da Feira e Estarreja), apoiou 117 cidadãos/ãs estrangeiros/as, provenientes das mais diversas latitudes geográficas, em percursos de nível A1 e A2, sendo que, deste total, apenas 33 estavam em situação de desemprego.
No final das 8017 horas de formação mobilizadas, foram conquistadas 110 certificações.
Os números inicialmente propostos ao programa financiador PESSOAS2030 foram largamente ultrapassados, esperando-se agora novas oportunidades para trazer aos territórios esta resposta formativa.
A Operação de 𝐄𝐝𝐮𝐜𝐚çã𝐨 𝐞 𝐅𝐨𝐫𝐦𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐝𝐮𝐥𝐭𝐨𝐬, financiada pelo 𝐏𝐄𝐒𝐒𝐎𝐀𝐒𝟐𝟎𝟑𝟎 e promovida pel’A Mutualidade, ainda só começou em finais de setembro, mas já tem no terreno 3 𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨𝐬 𝐄𝐅𝐀.
Estes cursos, em execução nos municípios de Ovar e Murtosa, abrangem já 47 pessoas adultas em situação de desemprego e conduzirão a qualificações profissionais de nível 4 como Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade e Animador/a Sociocultural.
Para 𝟐𝟎𝟐𝟔, estão previstos 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐭𝐫ê𝐬 𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨𝐬 𝐄𝐅𝐀 para estes mesmos territórios, prevendo qualificações profissionais nas áreas administrativa, de logística e do apoio à comunidade e às famílias.
Estes cursos destinam-se a pessoas que não têm a escolaridade completa (9.º ou 12.º ano), com 𝟐𝟏 𝐨𝐮 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐞 𝐞𝐦 𝐬𝐢𝐭𝐮𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐬𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞𝐠𝐨, oferecendo apoios financeiros.




