Cultura

Polícia espanhola na Feira para ajudar cidadãos de visita a Perlim

Agentes da polícia espanhola estão até terça-feira de serviço em Santa Maria da Feira para apoiar cidadãos oriundos do país vizinho na sua visita ao parque natalício Perlim, revelou hoje a autarquia feirense.

A colaboração prende-se com o facto de todos os anos “30.000 a 40.000 espanhóis” visitarem o parque temático que, no centro histórico feirense ocupa em cada edição uma área de aproximadamente 60.000 metros quadrados – dinamizados em cada dia por uma equipa constituída por cerca de 350 técnicos, profissionais, figurantes e comerciantes.

O recinto e a respetiva programação envolvem um investimento de 1,1 milhões de euros, que, suportado pela Câmara da Feira e concretizado pela empresa municipal Feira Viva, atrai grande número de visitantes da Galiza, sobretudo nos primeiros fins de semana de dezembro, quando em Espanha se beneficia de feriados nos dias 06 e 08.

“Desde a passada quinta-feira e até à próxima terça, dois agentes da Comissaría de Vigo da Polícia Nacional de Espanha estão em Santa Maria da Feira para uma presença em Perlim. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Direção Nacional da PSP portuguesa e a Divisão de Cooperação Internacional de Madrid, ao abrigo do projeto transnacional Comissárias Europeias”, revela à Lusa fonte oficial da Câmara da Feira.

Considerando que, dos 120.000 visitantes que Perlim recebeu na edição de 2024, cerca de 35% foram espanhóis, a presença da polícia espanhola na Feira visa facilitar a experiência dos cidadãos desse país no parque temático português, em especial no que se refere aos que o visitam pela primeira vez.

Sempre acompanhados por um agente da PSP local, os agentes espanhóis — recorrendo a fardas e viaturas da sua própria força policial — dedicam-se a tarefas como o acolhimento de visitantes, a sensibilização para boas práticas de acesso e circulação e a sugestão de espetáculos e atividades complementares.

“Inclusivamente, oferecem às crianças mais pequenas algumas lembranças que trouxeram de Espanha”, salienta a fonte da Feira.

O mesmo programa de cooperação que permitiu a presença dos agentes espanhóis em Perlim também tem incluído iniciativas com autoridades policiais de França, onde ainda recentemente estiveram elementos da PSP da Feira apostados no que a autarquia define como, “acima de tudo, uma partilha de experiências profissionais”.

As despesas com alojamento e alimentação dos agentes espanhóis no município português são suportadas pela direção nacional da PSP, sendo que a Câmara disponibilizou uma viatura específica para as viagens dos deslocados entre o seu alojamento temporário e a esquadra da Feira.

“Apesar de o objetivo ser sobretudo o de sensibilização e não tanto de efetiva intervenção, estes dois agentes estão munidos de licença para usar arma em território português sempre que estiverem de serviço”, realça a autarquia.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo