CulturaPrimeira Vista

VIII edição do “Mais e Melhores Leitores” 2016

Decorreu esta quarta-feira, na Biblioteca Municipal de Ovar, a prova final e a entrega de prémios e diplomas, dando-se, assim, por encerrada, em clima de festa, a VIII Edição do Concurso Concelhio de “Mais e Melhores Leitores”.

Dos cerca de 700 alunos, desde o 1º ciclo ao secundário, dos três Agrupamentos de Escolas do concelho de Ovar, que participaram, em janeiro, nas Escolas, na primeira fase de selecção, chegaram a esta final cerca de 80 alunos de todo o concelho, dos quatro níveis de ensino.

Promovido pela Rede de Bibliotecas de Ovar, o MML pretende incentivar e premiar o prazer de ler, de forma autónoma e lúdica, na perspetiva de enriquecimento pessoal, desde tenra idade.

Os primeiros classificados de cada escalão (1º,2º,3º ciclo e secundário) tiveram direito à abertura de uma conta, no valor de 150 euros, oferta do Banco Santander Totta + uma máquina fotográfica e um kit com material didático, oferta da Caixa Geral de Depósitos; os segundos classificados foram premiados com a abertura de uma conta, no valor de 100 euros e um cartão Clinicard, oferta da Caixa de Crédito Agrícola + um kit da Caixa Geral de Depósitos; aos terceiros classificados, o Rotary Clube de Ovar ofereceu livros, cada grupo no valor de 50 euros, tendo estes ainda recebido um kit da Caixa Geral de Depósitos.

Houve ainda prémios em livros e outros brindes até ao 6º lugar de cada nível de ensino e todos os participantes nesta final (premiados e não premiados), além do Diploma, receberam um voucher para trocar por um bilhete de um espetáculo, à sua escolha, do CAO (programação até junho), oferecido pela Câmara Municipal, assim como outras pequenas lembranças.

Para participar nesta final, os alunos do 1º ciclo leram a obra “A rainha dos estapafúrdios”, de José Eduardo Agualusa. “A família que não cabia dentro de casa”, de Alexandre Honrado, foi o livro lido pelos alunos do 2º ciclo; “O último Grimm”, de Álvaro Magalhães, foi a leitura dos alunos do 3º Ciclo e “O cemitério de pianos”, de José Luís Peixoto, foi a obra a ler pelos concorrentes do Ensino Secundário.

As provas do 1º e 2º ciclo, e respectiva entrega de prémios, decorreram de manhã, e as do 3º ciclo e secundário, da parte da tarde, tendo estado presentes, nos momentos mais protocolares, além da responsável da Biblioteca Municipal e os responsáveis pelas Bibliotecas Escolares do Concelho, o representante da Rede de Bibliotecas Escolares /Ministério da Educação, as Direções do Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte e do Agrupamento de Escolas Ovar Sul, as diversas entidades bancárias patrocinadoras, o Rotary Clube de Ovar, o Pelouro e Divisão da Educação da Câmara Municipal, além, claro, de todos os alunos finalistas e muitos familiares.

As sessões de entrega de prémios (manhã e tarde) foram encerradas pela Vereadora do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Ovar, Ana Cunha.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo