DesportoPrimeira Vista

A festa do 52.º Cruzeiro da Ria

Está a decorrer o 52.º Cruzeiro da Ria, numa organização da NADO – Náutica Desportiva Ovarense, em colaboração com o Sporting Clube de Aveiro e a Associação Náutica da Torreira.

A prova rainha da Ria de Aveiro volta a ganhar fôlego depois de em 2013 não se ter realizado, o que permitiu repensar vários pormenores e introduzir melhorias já este ano.

Cláudio Guedes da Costa, elemento da direcção da NADO, salienta desde logo a alteração da data de realização do cruzeiro. “Era costume acontecer no final de Agosto, mas este ano optámos por antecipá-lo para o início de Agosto”, explicando que a alteração “deve garantir que a prova decorra sempre com água no canal, o que nos moldes anteriores nem sempre acontecia devido ao nível de assoreamento”.

O dirigente espera que as condições de navegabilidade melhorem logo que as obras de desassoreamento, aprovadas recentemente, pela edilidade, avancem. “O que deve suceder em Setembro próximo”, refere Cláudio Guedes da Costa.

Há muito que velejadores e amantes da Ria em geral chamam a atenção para a crescente degradação das condições de navegabilidade, em particular no canal de Ovar da Ria. A intervenção proposta visa o desassoreamento superficial de manutenção da área das docas, por forma a garantir a funcionalidade do Porto de Recreio. Sendo pontual, no entanto, “o projecto não inviabiliza que se pense numa operação mais abrangente para a Ria, que se debate com várias dificuldades”, frisa o presidente da direcção, Hélder Ventura.

As centenas de participantes do cruzeiro oferecem, nestes dois dias que duram as provas (8 e 9 de Agosto) um colorido singular às águas da Ria, num espectáculo que atrai muita gente até às margens. São dois dias de regatas em linha, entre Ovar/Aveiro, num total de 32 milhas, aberto a todas as embarcações – optimists, vela ligeira e pequenos cruzeiros com quilha móvel.

Trata-se da uma das mais antigas provas de vela da Península Ibérica e a prova de vela que se realiza em Portugal há mais tempo, de forma quase ininterrupta, desde 1959. O prestígio da prova e da organização da NADO mantêm-se ao fim destes anos todos e a prova deste ano vai testar a capacidade da nova direcção que está sensivelmente a meio do seu mandato. Cláudio Guedes anuncia que a NADO vai organizar, em 2016, o 53.º Campeonato Europeu de Sharpies. “Depois de ter organizado esta prova em 1984, é com muito orgulho que ela regressa a Ovar, numa prova que vai reunir muitas centenas de participantes e comitivas de toda a Europa”, acrescenta.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo