CulturaPrimeira Vista

A Inês já tem onde brincar

A pequena Inês não podia brincar no parque infantil com as outras crianças, simplesmente porque não havia na zona da sua residência em Ovar, um parque com características que possibilitasse a sua inclusão.

Isso acabou no início deste ano, com a abertura ao público do Parque Adaptado da Habitovar e, no passado sábado, a Inês lá estava, com os papás, na inauguração e a brincar no equipamento.

O equipamento que a União das Freguesias de Ovar, São, Arada e São Vicente de Pereira Jusã (UFO) inaugurou no Parque Adaptado da Habitovar é “inovador e único a nível nacional montado com estas características”, garantiu Simão Ferreira, representante da Soinca, empresa que instalou o equipamento, na cerimónia de inauguração do passado sábado.

O presidente da UFO, Bruno Oliveira, enalteceu o facto da “obra só ter sido possivel devido a uma conjugação de vários esforço, nomeadamente à Habitovar, pois se não fosse a cedência do terreno, não seria possivel”. O autarca deixou “uma palavra de apreço à Soinca, empresa que agarrou esta oportunidade e conseguiu fazer aqui um equipamento pioneiro no nosso distrito”.

Para a UFO “é uma satisfação concretizar esta obra e o objectivo de tornar o concelho de Ovar mais inclusivo”.

Bruno Oliveira apelou ao civismo das pessoas para que não destruam o equipamento e respeitam a sinalização. “Temos registado estragos e gostaria de apelar ás pessoas que aqui vivem para que com a UFO ajudem a zelar pela sua utilização por parte de quem dele realmente necessita”.

vasco Colares Pinto, presidente da direcção da Habitovar, lembrou que há cerca de dois anos, foi inaugurado este parque infantil, revitalizando um outro que existia nesto local.

Agora, sublinhou, a UFO “dá um passo importante nos equipamentos sociais no seu território com a inaugiração desta obra inclusiva, destinada àquelas pessoas que têm menos sorte do que nós, que vão poder partilhar um espaço que é muito importante”.

A posição da Habitovar “é muito simples e é puramente institucional em tudo o que seja mais valias para a cidade e para que as pessoas tenham mais qualidade de vida”, concluiu Vasco Colares Pinto.

Para o presidente da Assembleia de Fregueisa da UFO, “esta é uma obra contra a exclusão e para que todas as crianças possam ter uma vida o mais normal possível”. “Com as suas gargalhadas, espero que encham este parque de alegria e digam que continuamos até futuro e que Ovar também tem futuro”.

A Soinca é uma empresa de Oliveira de Azeméis que fabrica e está na vanguarda dos equipamentos infantis. Este tipo de equipamento adaptado resulta de uma parceria que tem com uma empresa europeia, totalmente certificado para as cadeiras de rodas, destinado a crianças mas também para adultuos. (Fotos: UFO)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo