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a.li.às: nova marca “indústria mais sexy da Europa” tem sede em Ovar

Em março de 2018, em entrevista ao Negócios, Fortunato Frederico, ex-presidente da associação dos industriais de calçado (APICCAPS) e dono do grupo Kyaia, que chegou a ser o maior grupo português do setor, desfiou uma série de momentos de vida passados com o seu braço-direito Amílcar Monteiro, tendo então revelado que tinha 85% do capital e o seu sócio 15%.

O grupo Kyaia chegou a apresentar-se como o maior grupo português de calçado. Em 2013, quando facturava 56 milhões de euros, apresentou um plano estratégico em que anunciava a meta de duplicar as vendas numa década.

Passado uma década, o grupo Kyaia, que detém várias fábricas em Guimarães e Paredes de Coura, empregando cerca de quatro centenas de pessoas, perdeu mais de metade da sua faturação, tendo fechado 2022 com vendas de 25 milhões de euros.

Entretanto, em tempos de pandemia, Fortunato Frederico acabou também por ver Amílcar Monteiro abandonar a Kyaia.

Em 2021, começaram a idealizar “formas de fazer algo diferente” e, em conjunto, usaram o seu know-how para fundar a AJM, uma nova empresa com sede em Ovar. A missão era simples: usar o projeto autónomo para criar novidades que pudessem agitar a inércia que observavam no setor.

Juntamente com o seu filho, João Monteiro, que também trabalhava na Kyaia, Amílcar decidiu pedalar a sua própria bicicleta empresarial, lançando agora a marca de calçado a.li.ás, que “aposta em produtos fabricados com materiais ecológicos e no desenvolvimento de um processo alternativo e sustentável de fazer calçado, reduzindo o impacto da indústria no ambiente”.

“Com o lançamento da a.li.ás, a indústria do calçado dá um passo revolucionário em direção à meta da sustentabilidade. Comprometida com a construção de um futuro consciente e sustentável, a a.li.ás estreia-se sob o lema ‘Outro Caminho. Outro Tempo. Outro Lugar’, anunciando uma nova era de calçado ecológico, unissexo e atemporal que respeita o meio ambiente, a diversidade e a economia local”, afiança a nova marca, em comunicado.

Há um ano a ser desenvolvida, a a.li.às, a nova marca portuguesa de sapatos unissexo atemporais, foi lançada oficialmente a 21 de julho. Os primeiros pares já começaram a ser enviados aos clientes e, em menos de uma semana, já havia modelos a serem exportados para a Alemanha. Mas a dupla não quer ficar por aí.

Disponíveis em tamanhos entre os 35 e 46, o design passa por modelos práticos simples e casuais que “podem ser usados por toda a gente”. Na primeira coleção incluíram os sapatos com cordões, uma opção de silicone e ainda dois chinelos de borracha natural em várias cores. A partir daqui “a resposta [do público] vai ditar o caminho.”

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