Carnaval

A noite do folião Quim Barreiros

80storecarnavalcfstand

Directamente de Portugal, mais concretamente de Vila Praia de Âncora, onde nasceu a 19 de Junho de 1947, Joaquim de Magalhães Fernandes Barreiros, faz jus à tradição e apresenta-se, esta noite, no Carnaval de Ovar.

Mais conhecido por Quim Barreiros, foi aos 8 anos começou a aprender a tocar acordeão na escola do Sr. Lomba, e aos 9 anos já tocava bateria no conjunto do pai, “Conjunto Alegria”. Foi neste conjunto, bem como nos grupos folclóricos em que participou, que aprendeu música popular e folclórica até aos 20 anos.
Em 1968, foi cumprir o seu serviço militar para a Força Aérea Portuguesa, ingressando na famosa Banda da Força Aérea onde terminou a sua carreira militar em 1974.

Foi nesse período que teve a oportunidade de actuar nas principais Casas de Fado e restaurantes típicos. Conheceu nesta altura o famoso guitarrista Jorge Fonte, com quem fez várias gravações. Lançou o seu primeiro disco em 1971.
A sua carreira conta com actuações em quase todos os países onde existem comunidades portuguesas, tais como o Canadá, USA, Venezuela, Brasil, Aruba, Curaçao, Bermudas, África do Sul, Namíbia, Austrália, Espanha, França, Suiça, Bélgica, Alemanha, Andorra, Inglaterra, e muitos mais.

… e há 28 anos que não há quinta-feira de Carnaval em Ovar sem ele! Ele próprio diz que já vem ao Carnaval de Ovar… há séculos. “Já me sinto um folião, não tenho contrato assinado e virei enquanto me quiserem e tiver forças”. Hoje, à noite, no Espaço Folião.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo