Carnaval

D. Miguel, o pai do Carnaval português e também vítima dele – Por Paulo Freitas do Amaral

Há uma ironia na História que dificilmente poderia ter sido inventada por um romancista. D. Miguel, o rei associado à tradição, ao absolutismo, às touradas, às cavalgadas e a uma determinada maneira aristocrática de viver a festa, foi também uma das figuras que mais contribuiu para o florescimento do Carnaval lisboeta oitocentista. Mas, poucos anos depois, o mesmo Carnaval que ajudara a promover haveria de transformar-se numa arma de caricatura contra o mundo político e social que ele próprio representava. D. Miguel seria, assim, simultaneamente um dos pais do moderno Carnaval português e uma das suas primeiras grandes vítimas políticas.

Convém começar por desfazer um equívoco. O Carnaval português não nasceu com D. Miguel. O Entrudo era muito mais antigo e atravessara séculos de proibições, tolerâncias e transformações, conservando aquela característica essencial que sempre lhe permitiu sobreviver: durante alguns dias, a ordem podia ser invertida, os poderosos podiam ser ridicularizados e as convenções sociais podiam ser suspensas. O que acontece no século XIX é diferente. O velho Entrudo popular começa a transformar-se num Carnaval urbano, social, teatral e romântico, no qual os bailes de máscaras, as fantasias e a presença das elites nos divertimentos públicos assumem uma importância crescente.

É neste contexto que encontramos um marco particularmente significativo: 1823. Nesse ano realizou-se em Lisboa, no Pátio do Patriarca, no Bairro Alto, aquele que é habitualmente identificado como o primeiro baile público de Carnaval da cidade, reunindo máscaras e danças numa forma de divertimento que contrariava uma longa tradição de desconfiança das autoridades perante as mascaradas.

O momento não poderia ser mais significativo. Portugal encontrava-se precisamente a atravessar a grande crise política que conduziria à Vilafrancada e à progressiva afirmação de D. Miguel como principal figura do campo absolutista. O jovem infante era um homem de paixões fortes, profundamente ligado à cultura aristocrática do seu tempo e particularmente atraído por cavalos, caça, touradas, bailes e festas. A imagem do rei austero e distante não corresponde inteiramente à personagem histórica de D. Miguel, que os contemporâneos conheceram também como um homem de corte, de cavalariças, de corridas, de touradas e de divertimentos.

Foi durante o seu reinado, entre 1828 e 1834, que o Carnaval lisboeta atingiu uma das suas fases de maior exuberância. A documentação e a memória posterior associam precisamente os anos miguelistas ao grande desenvolvimento dos festejos, dos bailes e das mascaradas, num ambiente em que a própria família real participava numa cultura festiva profundamente marcada pelos hábitos aristocráticos. O chamado rei marialva não era, portanto, um estranho ao Carnaval. Pelo contrário, fazia parte daquele mundo que encontrava na festa uma extensão da própria vida de corte.

E é aqui que começa a verdadeira história.

Porque o Carnaval tem uma característica que os reis raramente conseguem controlar: ri de todos, incluindo aqueles que o patrocinam.

A vitória liberal alterou profundamente o significado político das festas. A sociedade portuguesa mudou, a linguagem política mudou e também mudou a maneira de olhar para o passado miguelista. As personagens carnavalescas começaram a incorporar tipos sociais, políticos e culturais reconhecíveis pelo público. O Carnaval deixou de ser apenas uma ocasião para esconder o rosto. Passou também a ser uma maneira de mostrar, através da máscara, aquilo que não podia ou não queria ser dito directamente.

Foi neste ambiente que ganhou enorme importância o Xé-Xé, personagem que se tornaria uma das figuras mais características do Entrudo lisboeta. Com o seu chapéu bicorne, a casaca, o aspecto caricatural e uma aparência deliberadamente ridícula, o Xé-Xé começou por representar um tipo social, mas adquiriu progressivamente uma dimensão política. Fontes posteriores identificam-no expressamente como uma caricatura da Lisboa miguelista caída em desgraça.

A personagem não era apenas um mascarado. Era uma memória política transformada em boneco.

O Xé-Xé ridicularizava precisamente o universo social que o liberalismo pretendia ultrapassar. O bicorne, a casaca, os modos afectados, a velha figura de autoridade e toda a parafernália do antigo regime podiam ser transportados para a rua e transformados em motivo de gargalhada. A política entrava assim no Carnaval pela porta da caricatura.

E ao lado do Xé-Xé surgiam outras personagens que contribuíam para construir esse universo burlesco, entre elas as figuras femininas de capote e lenço que passaram a integrar a iconografia do Entrudo lisboeta. O próprio imaginário carnavalesco oitocentista construiu uma espécie de teatro de rua onde velhas e novos, aristocratas e populares, liberais e absolutistas podiam ser representados, deformados e ridicularizados.

É particularmente significativo que uma publicação da Hemeroteca Digital de Lisboa, ao recordar já no início do século XX a história do Xé-Xé, lhe atribua uma função que ultrapassava largamente o simples divertimento. A personagem teria passado a exercer uma verdadeira função crítica, ridicularizando tiranias, ministros e figuras do poder, tornando-se durante décadas um dos símbolos do Entrudo lisboeta.

O Carnaval fazia aquilo que a caricatura política fazia nos jornais, mas com uma vantagem: andava pelas ruas.

Um homem podia vestir-se de Xé-Xé, colocar o bicorne, vestir uma casaca ridícula e transformar em espectáculo público a caricatura de todo um regime político. Durante três dias, o antigo poder podia regressar à cidade, mas já não como poder. Regressava como máscara.

E aqui está a grande ironia de D. Miguel.

O homem que ajudara a dar ao Carnaval lisboeta uma dimensão extraordinária de festa, de corte e de espectáculo acabaria transformado numa espécie de personagem carnavalesca indirecta. O seu mundo, os seus aliados, os seus símbolos e os seus modos sociais passaram a alimentar a imaginação daqueles que os queriam ridicularizar. O Carnaval, que durante o seu reinado fora também espaço de celebração, tornou-se depois espaço de memória e de vingança simbólica.

A história do Xé-Xé demonstra, aliás, como as festas populares podem sobreviver aos regimes políticos que as acolheram. D. Miguel perdeu o trono, partiu para o exílio e desapareceu da vida política portuguesa. Mas o seu universo continuou a circular pelas ruas de Lisboa, embora transformado em caricatura.

É talvez esta a mais curiosa das vinganças da História: um rei pode perder o poder e continuar a reinar numa máscara.

O caso português revela, por isso, uma relação particularmente interessante entre política e Carnaval. O poder permite a festa, a sociedade apropria-se dela e, finalmente, a festa devolve ao poder uma imagem deformada de si próprio. D. Miguel ajudou a promover o espectáculo carnavalesco numa Lisboa fascinada pelas máscaras, pelos bailes, pelos cavalos e pelas festas aristocráticas. Depois, o liberalismo apropriou-se desse mesmo universo e transformou algumas das suas figuras em instrumentos de crítica à sociedade miguelista.

O Carnaval português não nasceu com D. Miguel. Mas, no século XIX, D. Miguel ajudou a dar-lhe uma nova dimensão. E o Carnaval, como todas as grandes festas populares, pagou-lhe da maneira mais carnavalesca possível: transformando o mundo do rei em caricatura.

D. Miguel foi, assim, simultaneamente um dos pais do Carnaval lisboeta moderno e uma das suas primeiras grandes vítimas políticas.

Porque no Carnaval ninguém permanece rei durante muito tempo.

Nem sequer D. Miguel.

Publicidade

Artigos Relacionados

GUIA FESTAS DO MAR 2026
Botão Voltar ao Topo