
Adeus Skype. Olá Teams. Foi desta forma que no passado dia 5 de maio a tecnológica Microsoft descontinuou a aplicação vocacionada para videochamadas, criada em 2003, uma intenção que, aliás, a empresa já tinha comunicado em fevereiro do ano passado.
Acompanhou-nos durante a pandemia que podia ter sido apelidada de Skype. Muitos de nós nunca tinha ouvido falar de tal coisa.
Como encerramento definitivo do Skype, a Microsoft oferece aos utilizadores a opção de alternarem para o Teams e de exportarem os seus dados. Assim, ao longo dos próximos dias os interessados podem iniciar sessão no Microsoft Teams com as mesmas credenciais do Skype, e as conversas e contactos que tinham neste último estarão disponíveis para serem usados. Também podem simplesmente exportar o seu histórico.
De acordo com o comunicado pela empresa, com o Teams os utilizadores terão acesso a muitos dos mesmos recursos básicos do Skype, como chamadas individuais e em grupo, mensagens e partilha de arquivos. Além disso, o Teams oferece recursos avançados, como organizar reuniões, gerir calendários e criar e participar de comunidades gratuitamente.
A Microsoft avança que centenas de milhões de pessoas já usam o Teams como plataforma para trabalho em equipa, ajudando-as manterem-se conectadas no trabalho, na escola e em casa. Acrescenta que, nos últimos dois anos, o número de minutos gastos em reuniões por utilizadores do Teams aumentou quatro vezes.
Com esta mudança de Skype para Teams, a Microsoft remove a funcionalidade que permitia ligar para números de telefone nacionais ou internacionais “normais”, um recurso do Skype que ganhou popularidade no início dos anos 2000, e que permitia que os utilizadores falassem sem pagar a uma companhia telefónica. Recorde-se que durante a pandemia, os consumidores optaram pela utilização de aplicações, como o Zoom, por exemplo, para realizar videoconferências.
Otimizar as ofertas gratuitas de comunicação ao consumidor e poder adaptar-se mais facilmente às necessidades dos clientes, foram motivos apontados para o encerramento do Skype.