Covid-19CulturaPrimeira Vista

Inauguração do Museu Escolar Oliveira Lopes no Dia do Município

O Museu Escolar Oliveira Lopes, em Válega, vai reabrir ao público no próximo dia 25 de Julho, Dia do Município, anunciou o vereador da Cultura, Alexandre Rosas. Depois de concluída a obra de requalificação do edifício, “temos estado a trabalhar no destino a dar ao equipamento”, revelou o autarca, recordando que “o polo de Válega da Biblioteca Municipal de Ovar já lá se encontra a funcionar e agora chegou a hora de abrir o Museu Escolar Oliveira Lopes”.

Segundo adiantou Alexandre Rosas, o “novo” Museu Escolar Oliveira Lopes vai consistir numa “exposição permanente, com áreas visitáveis onde vai ser possível admirar todo o espólio escolar do concelho”.
O vereador revela que será exibido “não só o património da Escola Oliveira Lopes mas também das outras escolas do concelho que se encontrava guardado mas disperso por diversos estabelecimentos de ensino”.

A partir do próximo dia 25 de Julho, todo este património “vai ficar disponível para visita e estudo”.

Trata-se de um equipamento que vai ter um regulamento de utilização, porque o objectivo é disponibilizá-lo a toda a comunidade. “Não só o Museu, que também vai apresentar Serviço Educativo relacionado com a temática que oferece, mas também o seu auditório que poderá ser utilizado pela comunidade mediante determinadas regras”, informou o titular do pelouro da Cultura.

A Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes vai manter-se sediada no imóvel, informando o autarca que “estamos disponíveis para firmar parcerias na prossecução de um objectivo comum que é a dinamização de um grande equipamento cultural que é importantíssimo para Válega”.

Também o Município deverá descentralizar algumas das suas actividades para este equipamento. Alexandre Rosas está convicto que o Museu Escolar Oliveira Lopes, sendo dos únicos no país, representa “mais uma possibilidade de visita a Válega que já tem uma das mais belas igrejas do mundo”.

A requalificação do edifício da Escola Oliveira Lopes, em Válega, decorreu entre 2016 e 2018, representou um investimento superior a 1 milhão de euros e transformou a velha escola num edifício multiusos que quer projectar Válega e todo o Município de Ovar.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo