DesportoFutebol

AFA recebeu FPF e autarquias do distrito para apresentação do Futebol 2030

O auditório da sede da Associação de Futebol de Aveiro (AFA) recebeu a apresentação do Plano Estratégico Futebol 2030, promovido pela Federação
Portuguesa de Futebol (FPF).

Na sessão, estiveram presentes Arménio Pinho e José Alberto Ferreira, diretores da FPF, Mafalda Urbano, diretora geral adjunta da Federação, bem como responsáveis dos 19 municípios de Aveiro, que ali puderam perceber as intenções federativas, debatendo com os seus representantes possíveis medidas e percursos a trilhar para o cumprimento dos pressupostos definidos no que falta da década.

“Somos um país da Europa onde a maioria das pessoas gosta de futebol e acreditamos que há um caminho a percorrer, que não passa só pela prática federada. A atual geração já é 100% digital, mas queremos promover a prática desportiva em todas as idades, pelos benefícios que isso traz
para a saúde das pessoas”, começa por explicar Arménio Pinho, antigo
presidente da AFA e atual diretor da FPF.

Para o dirigente, é fundamental estabelecer “parcerias com os
municípios, qualificar recursos, melhorar a formação das pessoas” e, consequentemente, “trabalhar com as escolas, promovendo um desporto saudável e coletivo, onde prevalecem um conjunto de valores regras”, numa estratégia que deve ser implementada desde tenra idade, para que, a partir daí, se possa “chegar aos pais e outros agentes, envolvendo o maior número de pessoas possível em torno do fenómeno desportivo”.

Na mesma linha, José Neves Coelho sublinha a importância destas sessões, que “permitem uma melhor perceção sobre a realidade nacional e distrital”. Para o presidente da AFA, “é fundamental que as entidades se unam em torno do desenvolvimento do futebol, do futsal e do futebol de praia, para que a evolução seja constante e as diferenças de oportunidades sejam minimizadas a todos os níveis”.

“Nos últimos anos, a AFA tem sido um exemplo no que ao desenvolvimento e evolução diz respeito, mas não queremos ficar por aqui. Vamos dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e queremos continuar na vanguarda, criando condições para que as pessoas do distrito de Aveiro possam estar envolvidas com o desporto em geral, e com o futebol, o futsal e o futebol de praia em particular”.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo