Local

Amigos do Cáster convidam a “vigiar” a costa do Furadouro e Torrão do Lameiro

Venha ajudar a preservar a qualidade ambiental das nossas praias!

Os Amigos do Cáster e o Ecoclube Júlio Dinis convidam à participação no “Coastwatch – Campanha de Monitorização da Costa do Furadouro e do Torrão do Lameiro”.

Este domingo, 19 de Maio, com encontro às 9h30 na Marginal do Furadouro (junto ao monumento escultórico dos peixes), iniciaremos o percurso a pé, pelo areal, entre a Praia do Furadouro e a Praia do Torrão do Lameiro. No final do percurso a organização assegura o transporte de regresso dos participantes ao Furadouro, em autocarro.

Há mais de 20 anos que os Amigos do Cáster monitorizam o troço de costa entre o Furadouro e o Torrão do Lameiro, como parceiros locais do projecto europeu Coastwatch.

Dinamizado a nível nacional pelo Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e do Ambiente (GEOTA), e coordenado no nosso Município pela Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Ovar, o Coastwatch é um projecto europeu de educação ambiental para a sustentabilidade que envolve milhares de pessoas e instituições locais em percursos pedestres nas zonas costeiras, fora da época balnear.

A acção consistirá num percurso, a pé, entre as praias do Furadouro e do Torrão do Lameiro, com os objectivos de registar a qualidade e o tipo de resíduos presentes no areal – permitindo a monitorização da poluição destas praias – bem como de analisar o recuo da linha de costa – monitorizando assim a erosão destas praias.

Pretendemos, ainda, incentivar a participação da população de Ovar, contribuindo para a sensibilização ambiental dos nossos concidadãos e a sua aproximação às ações de voluntariado para a preservação do ambiente.

A participação é livre, aberta a todos/as e não sujeita a inscrição.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo