Cultura

ObservaRia olha para o céu mesmo em tempo de pandemia

Evento será online e privilegia talks e palestras

O evento dedicado à observação de aves e turismo de natureza está de regresso, de 8 a 11 de abril, num formato online adaptado à pandemia da COVID-19. A ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair não só promove o território natural do BioRia, projeto pioneiro de conservação da natureza e biodiversidade de Estarreja, como é um espaço privilegiado de debate sobre as temáticas ambientais que estão na ordem do dia.

Por estar naturalmente condicionada e adaptada ao cenário imposto pela pandemia, a edição deste ano implica a não ocorrência da habitual feira de expositores, levando as atividades para novos palcos.

Organizada pela Câmara Municipal de Estarreja, a 5.ª edição da ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair contempla talks, tertúlias e workshops desenvolvidos por um painel internacional de oradores. O programa, que será divulgado brevemente, inclui ainda a realização do ciclo de palestras intitulado “Biodiversidade entre nós” (sexta-feira, dia 9 de abril) e prevê a exibição de documentários.

Serão muitos os convidados de renome que farão parte do programa. Ricardo Lourenço, fotógrafo de Natureza e vida selvagem, foi um dos primeiros nomes a ser revelado para esta edição da ObservaRia, uma vez que é o autor da fotografia que ilustra o cartaz de 2021, mostrando a beleza de um guarda-rios (Alcedo atthis).

Nomes da BBC, National Geographic e cinematógrafo de David Attenborough

Um dos convidados estrangeiros que vai marcar presença neste evento estarrejense é Stephen Moss, conceituado naturalista britânico, autor e produtor de televisão, com uma longa carreira dedicada à divulgação da vida selvagem, impulsionada pela sua grande paixão pelo mundo das aves.

Bertie Gregory é outro nome marcante da ObservaRia deste ano. Cinematógrafo na série de Sir David Attenborough “Seven Worlds, One Planet”, da BBC, foi produtor e apresentador das séries online “Wild Life: Resurrection Island” e “Wild Life: The Big Freeze” da National Geographic. Com uma carreira emocionante a filmar vida selvagem nos ambientes mais inóspitos e marcantes do mundo, Bertie Gregory terá muitas histórias e aventuras para partilhar com o público da ObservaRia.

A americana Caroline Van Hemert vai-nos levar numa extraordinária viagem de 6,400km pelo Alasca, da qual resultou o livro “The Sun is a Compass”. Uma épica aventura que inspira pela sua ligação ao mundo natural, e que é também uma ode à resiliência humana, traduzida numa viagem de seis meses, sem recurso a veículos motorizados, por alguns dos locais mais selvagens da América do Norte.

Premiado pelas fantásticas imagens que capta debaixo de água, João Vieira Rodrigues também é outra presença confirmada. Biólogo marinho, fotojornalista e cineasta, tem no seu curriculum participações no “Europe’s Wild Islands” da National Geographic, e no “Blue Planet 2” da BBC, entre outros documentários. É colaborador da Revista National Geographic Portugal e diretor e produtor da Chimera Visuals, através da qual realizou “Cavalos de Guerra – O Filme”.

Entre os convidados portugueses, destacam-se também Anabela Narciso e Alexandre Narciso, autores do premiado blog de viagens VagaMundos, numa participação dedicada aos fãs de turismo de natureza.

Dia dedicado às escolas

À semelhança de edições anteriores, o primeiro dia da ObservaRia (quinta-feira, 8 de abril) será dedicado ao público escolar, desafiando os alunos do concelho de Estarreja a participar em diferentes iniciativas, cujo resultado final será divulgado nas redes sociais do Município. As ações foram idealizadas para uma participação à distância, permitindo o envolvimento das crianças, famílias e educadores com toda a segurança.

Estarreja é detentora de um vasto património natural, albergando uma grande diversidade de espécies de plantas e animais, incluindo várias espécies protegidas. É, por isso, um destino privilegiado, ideal para qualquer amante da Natureza. Um património único que a ObservaRia vem divulgar.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo