LocalPrimeira Vista

Antiga ETAR vira ecocentro

O projecto de construção de um ecocentro, no valor de 1.368.848,55 Euros é uma das obras em destaque do Orçamento para o próximo ano, aprovado em reunião de Câmara.

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, adiantou que o projecto tem financiamento aprovado na ordem dos 1,2 milhões de euros pelo POSEUR –  Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito do Portugal 2020.

A primeira unidade de gestão de resíduos urbanos do Município será construída em blocos pré-fabricados, terá telhado verde e sistema de iluminação e videovigilância eólica e solar, incluindo uma zona da admissão de resíduos, e uma plataforma de descarga ou área para parqueamento de veículos abandonados.

O projecto será também de âmbito municipal e intermunicipal, permitindo a despoluição e demolição da antiga ETAR Sul de Ovar e contempla ainda a construção de um Centro de Educação Ambiental.

A elevada capacidade prevista para a infraestrutura vai permitir que munícipes, empresas e outras entidades possam ali a depositar resíduos eléctricos e electrónicos, lâmpadas, objectos fora de uso, resíduos de construção, papel, embalagens, vidros, têxteis, metais e tintas.

Salvador Malheiro destaca as características de uma infraestrutura única e inovadora, a qual contribuirá para promover a reciclagem e reduzir o volume de resíduos no concelho, ao mesmo tempo que recupera zonas hoje afectadas por lixos e depósitos ilegais no território. O Edil espera que a estrutura contribua para a redução de custos e para a gestão mais eficiente em matéria de resíduos e ambiente.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo