LocalPrimeira Vista
Em Destaque

“Árvore da Biblioteca” classificada de interesse público pelo ICNF

O Feijoeiro-da-Índia ou “a árvore da biblioteca”, como é conhecida, foi classificada de interesse público. O despacho do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P., de 26 de novembro de 2020, publicado em Diário da República no passado dia 2, “classifica como arvoredo de interesse público um exemplar de Erythrina crista-galli L., junto ao edifício da Biblioteca Municipal de Ovar”.

O documento explica que foi a Associação Juvenil Amigos do Cáster a requerer a classificação de interesse público de um “exemplar possui atributos enquadráveis no critério raridade por existirem poucos exemplares desta espécie no território do continente e pelo valor de coleção botânica. Destaca-se também a exuberante floração, a morfologia e fisionomia invulgares e a sua forma caprichosa, formando um elemento de grande exotismo e de rara beleza”.

Ao abrigo deste diploma fica proibido o corte do tronco, ramos ou raízes ou a remoção de terras ou outro tipo de escavação, na zona geral de proteção delimitada excecionalmente com um raio de 20 metros a contar da base do tronco atendendo às características do exemplar e ao local de implantação, nomeadamente em meio urbano consolidado e do respetivo espaço vital à sua protecção.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo