Política

Assembleia Municipal aprova moção do PS pela valorização do Hospital

A Assembleia Municipal de Ovar aprovou, na sua sessão ordinária realizada no passado dia 9, uma moção apresentada por iniciativa do grupo municipal do Partido Socialista, defendendo “a valorização e o investimento no Hospital de Ovar e a existência de uma Urgência Médica que sirva o Concelho de Ovar”, como sendo “questões fundamentais e inalienáveis na manutenção de Cuidados de Saúde qualificados em Ovar”.

O texto aprovado realça ser “da mais elementar justiça exigir à Tutela que implemente, no nosso Hospital”, um Serviço de Urgência “que cubra as 24 horas por dia e que permita que os nossos munícipes acedam ao Serviço de Urgência do Hospital de S. Sebastião devidamente triados, evitando as longas listas de espera que aí se verificam sempre”.

É, ainda, reiterada a necessidade de intervenção de que o Hospital Dr, Francisco Zagalo carece, “principalmente na área do Bloco Operatório”.

A moção – que mereceu a subscrição dos Grupos Municipais do PS e do PSD – contou com a abstenção do Bloco de Esquerda e o voto contra do PCP.

O grupo municipal do PS lamenta que “apesar dos esforços na construção de um texto que obtivesse o consenso de todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal, o PCP entendeu não se associar a esta iniciativa – e votar contra – preferindo apresentar um texto próprio, quase idêntico, deste modo inviabilizando uma tomada de posição unânime pelo nosso Município”.

Os socialistas realçam que, “no mesmo dia em que a Assembleia Municipal de Ovar aprovou a moção que defende a requalificação dos cuidados de saúde no concelho, o Governo aprovou um programa que permitirá a regularização da situação dos trabalhadores precários na Administração Pública, que permitirá a integração nos quadros do Estado dos trabalhadores do Hospital de Ovar que assim o pretendam”.

A moção aprovada será agora remetida ao Ministro e aos Secretários de Estado da Saúde, às Administrações Regionais de Saúde do Norte e do Centro, às Administrações do Hospital Dr. Francisco Zagalo e do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga e às Unidades de Saúde Familiar do Concelho de Ovar.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta