Life&Tek

Primeira Academia de Programação para jovens “foi um êxito”

Primeira edição da iniciativa vem confirmar a aposta da autarquia vareira na formação dos jovens nas áreas da robótica, informática e programação

Ao longo de mais de um mês, a Câmara Municipal de Ovar concretizou a 1.ª Academia de Programação de Aplicações Informáticas, um programa pioneiro que visou capacitar jovens do concelho dando-lhes conhecimentos e a possibilidade de desenvolverem uma aplicação informática (App) funcional.

Na sessão final, cada jovem revelou a App que desenvolveu durante a Academia e as respetivas funcionalidades. Essa aplicação, que fica para cada jovem, representa o produto tangível do projeto e sinal das aprendizagens ao longo da formação.

Temos vindo a alargar o leque de atividades que disponibilizamos aos jovens”, explica Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar, “e depois de workshops de robótica, de drones e de segurança informática, agora investimos com gosto neste projeto de programação porque é uma mais-valia para os jovens e permite-lhes contactar com mais uma área de futuro”.

Classificando esta primeira edição como “um êxito”, o Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar apontou como razão o facto de “no final, os jovens saírem da Academia com a aplicação que criaram e a poderem usar no seu dia-a-dia”.

As várias sessões da Academia de Programação aconteceram de forma descentralizada em Esmoriz para “possibilitar que jovens de outros pontos do concelho também tenham oportunidade de participar” e porque “a descentralização das atividades é já uma das imagens de marca do Serviço de Juventude”, afirmou o Ruben Ferreira.

Com a concretização da Academia de Programação de Aplicações Informáticas, encerrou-se a 3ª edição do «Ovar Youth Robotics», o programa de formação em robótica, informática e programação da Câmara Municipal de Ovar, que, em 2023, contou com os workshops “Cria Grátis O Teu Robot”, “Introdução ao Voo com Drone” e “Segurança Informática e Hacking Ético”.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo