CulturaPrimeira Vista

São Paio da Torreira com programa adaptado à Pandemia

Regatas de Moliceiros mantêm-se no programa

As restrições legais impostas à realização das festas e romarias em Portugal, devido à pandemia de COVID-19, impedem que, pela primeira vez em cerca 300 anos de celebração do São Paio em terras marinhoas, não seja possível receber, em clima de festa, os largos milhares de pessoas que, anualmente, fazem da nossa romaria o evento com maior expressão popular da região da Ria de Aveiro e um dos maiores a nível nacional.

Não sendo, por isso, possível realizar as festividades nos moldes habituais, o Município da Murtosa preparou um programa singelo e simbólico, que marcará o período da Romaria de São Paio da Torreira, na expetativa de que o ano de 2021 permita o retorno dos festejos do “Santo Menino”, na expressão e dimensão que todos desejamos.

Assim evocando a profunda ligação desta festa à Ria de Aveiro, a grande via aquática que, desde os primórdios da celebração de São Paio, permitiu a convergência, no Coração da Ria, de romeiros vindos de todos os pontos da região e de fora dela, o programa exaltará esta singularidade, com a realização de momentos simbólicos mas plenos de tradição e identidade: a regata de barcos moliceiros, as corridas de bateiras à vela e dos chinchorros e a celebração da Eucaristia em honra de São Paio.

O São Paio é, na sua essência, “Povo Junto”. Na impossibilidade de se cumprir essa máxima que tão bem carateriza a nossa Romaria, o São Paio irá até às pessoas, em todos os lugares onde estas se encontrarem, através das redes sociais, com a transmissão, em direto, na página do facebook do Município da Murtosa, da regata, das corridas e da missa de São Paio.

O programa simbólico da Romaria de São Paio da Torreira 2020 será o seguinte:

  • SÁBADO, DIA 5 DE SETEMBRO
    15H00 – Corrida de Bateiras à Vela
  • DOMINGO, DIA 6 DE SETEMBRO
    14H00 – Concurso de Painéis de Barcos Moliceiros;
    16H00 – Regata de Barcos Moliceiros
  • SEGUNDA-FEIRA, DIA 7 DE SETEMBRO
    10H00 – Corrida de Chinchorros
  • TERÇA-FEIRA, DIA 8 DE SETEMBRO
    11H00 – Missa em Honra de São Paio, junto à Igreja Paroquial da Torreira.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo