Cultura

AVANCA’19: Inscrições abertas para as Oficinas de Criação Fílmica

O festival de cinema AVANCA 2019 começa a mexer anunciando-se financiamento para novos filmes em perspectiva. O certame é também um espaço de workshops onde se desenvolvem novos projectos, onde se filma, onde se troca e praticam ideias. Um espaço para fazer “reset” e iniciar novos e grandes projectos. Cineastas e futuros cineastas num embate de ideias e filmes no AVANCA 2019.

Durante 5 dias preparam-se filmes. Depois, cineastas vindos de todos os lados filmam e produzem filmes nas ruas, nos campos e com as pessoas de Avanca. Um embate de criatividade, de experimentação fílmica, de explosão narrativa, de apuro técnico.

Participar nos CREATIVE FILM WORKSHOPS é integrar uma equipa de cinema inesperada e produzir um filme para o grande ecrã dos cinemas. Ficção, animação, documentário, em filmes sem limite de tempo e produzidos por equipas onde se misturam todas as nacionalidades.

Ao participar nos CREATIVE FILM WORKSHOPS deves sugerir um projeto e/ou preferências na equipa de rodagem.

OS TUTORES
Cineastas premiados são os tutores das equipas, apoiando, com a sua experiência, cada um dos filmes em produção.
(Os tutores apresentam também a sua obra e o porquê do que fazem e como. Um momento de inspiração e de excelência…)

OS PROJECTOS
PROJECTO 1 – FILMAR FICÇÃO # Espaço para explorar ideias, preparar um novo filme.
PROJECTO 2 – FILMAR DOCUMENTÁRIO # Encontrar a razão de filmar, descobrir as forças e singularidades do próximo filme.
PROJECTO 3 – NA TRINCHEIRA DO CINEMA DE ANIMAÇÃO # Integrar uma equipa e / ou desenvolver um novo projecto de cinema de animação.
PROJECTO 4 – OFICINA PARA ACTORES # Dirigida a atores profissionais, amadores e estudantes que pretendam trabalhar e explorar técnicas de improvisação para a cinema. A matéria primordial do trabalho será o actor e os seus instrumentos – corpo, voz, imaginação – no confronto com um argumento estabelecido. Partindo de personagens e situações já escritas, caberá ao ator, com a sua força criativa, aprofundar as suas dimensões e conferir-lhes sentido. Os resultados deste processo exploratório poderão vir a integrar uma longa metragem em rodagem. Com: Joaquim Pavão (realizador de “SCULP”) e Isabel Fernandes Pinto (actriz).

APOIO ESPECIALIZADO
As equipas terão, ainda, apoio especializado de alguns dos melhores profissionais do cinema português.

PROGRAMA
Dia 24 (quarta-feira): 15h-18h Check-in/Registo dos participantes | 18h – Apresentação das equipas
Dia 25 (quinta-feira); Dia 26 (sexta-feira); Dia 27 (sábado): 9h30 às 17h30 – “Masterclass” com os tutores da sua equipa. Trabalhos de pré-produção, estudo de projeto, visita de locais de filmagem e escolha de atores.
Dia 28 (domingo): Manhã – Apresentação de projetos e Encerramento.

A INSCRIÇÃO
até 17 de julho: 50 euros | após 17 de julho: 60 euros
Inclui: pequenos-almoços; jantar inaugural; almoço final; documentação; sessões do festival; possibilidade de acampar sem custos.

A ficha de inscrição pode ser pedida para o email: [email protected]

AVANCA FILM FUND
Um NOVO apoio para produzires o teu novo filme.
Um apoio para se desenvolver, produzir e distribuir novos projetos e filmes a serem rodados no Concelho de Estarreja.

AVANCA 2019, um encontro e um festival que comemora a 23º edição a exibir e a apoiar o ato criativo de cineastas de todo o mundo.
Um mundo mais próximo, porque se encontra todos os anos em julho, em Avanca.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta