CulturaPrimeira Vista

A vez das Bandas na programação do último trimestre

Sofreram muito com a paragem pandémica, mas agora querem recuperar o tempo perdido. Para começar, a Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública (PSP) vem a Ovar oferecer um concerto no Centro de Arte de Ovar CAO, no próximo dia 8 de Outubro.

Oficializada em 1981, a Banda Sinfónica da PSP existe há mais de um século, tendo sido a primeira banda das Forças de Segurança e Forças Armadas portuguesas a admitir mulheres.

Está em perspectiva um concerto especial, que juntará no palco 50 músicos da Banda Sinfónica da PSP com a banda de Jazz Troll’s Toy, que conta com o músico vareiro João Martins (Bateria e Percussão).

Também a Banda Sinfónica de Ovar, 26 meses depois, volta a pisar um palco… será um momento de celebração, no dia 17 de outubro, no CAO, envolvido por um repertório eclético, versando vários compositores contemporâneos, com vigorosos conteúdos que apelam à reflexão.

Fruto da pandemia que assolou o país e o mundo ocorreram momentos de pausa, reinícios e cancelamentos. Porém e com responsabilidade, a Sociedade Mussical Boa União “não se deixou toldar pelo medo e norteou a sua acção pela prevalência dos laços inquebráveis da camaradagem e de uma vontade acérrima de não desvanecer”.

No regresso ao convívio do público vareiro, a ‘Banda Nova’ vai reflectir acerca das raízes da actividade filarmónica e dar a devida importância das “Romarias” (e a falta que elas fazem, nestes quase dois anos de interregno).

Na celebração dos seus 132 anos de existência, oferece-nos um típico “Arraial” português, no dia 27 de novembro.

Por seu lado, a Banda Filarmónica Ovarense comemora 210 anos ao serviço da música com uma viagem pela história da banda e da humanidade, cruzando o tempo e o espaço.

A linha da história da Banda Velha, inicia-se em 1811, ano de fundação da Banda Ovarense e a proposta é de viajarmos entre a tradição musical do velho continente e a modernidade do novo mundo.

210 anos de música e história mundial e o espaço geográfico entre dois continentes unidos pelo Atlântico. Será este o mote para um programa, no dia 4 de dezembro, especialmente pensado para comemorar o 210.º aniversário da Banda Filarmónica Ovarense. Parabéns!

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo