Ciclismo

Rafael Silva em 2.º na chegada a Ovar

A 2.ª etapa do 29.º Grande Prémio Jornal de Notícias foi corrida sobre condições meteorológicas adversas, comprometendo o desempenho da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, que ainda assim teve o corredor Rafael Silva a sprintar em casa para o 2.º lugar do pódio, na meta de Ovar. O trabalho bravo de toda a equipa segurou quase todas as posições da Classificação Geral Individual, tendo Jóni Brandão, inclusive, recuperado 1 segundo para o Camisola Amarela, estando neste momento a escassos 3 segundos da liderança. Também a EFAPEL permanece na 2.ª posição da Geral por Equipas.

Uma espécie de dilúvio tentou ensombrar a etapa de hoje, que se apresentou com frio, motivado pelas baixas temperaturas, chuva e ventos que sopraram muito fortes. Foi perante este cenário, um desafio muito exigente para o pelotão, que foram percorridos os 178,4 km que uniram Viana do Castelo a Ovar, animados inicialmente por algumas tentativas de fuga que viriam a singrar apenas aos 60 km, através de quatro elementos que chegaram a alcançar mais de 07m30s de vantagem.

A EFAPEL assumiu o comando do pelotão e começou a cair a vantagem dos fugitivos, terminando a sua aventura quando faltavam menos de 15 km para o final, fruto do ataque da estrutura de Ovar, que intercalou este esforço com outras equipas. Na longa reta ovarense onde estava instalada a meta tudo apontava para uma chegada emocionante ao sprint e assim foi. Rafael Silva esteve às portas da vitória, faltando muito pouco para vencer: 3 segundos colocaram o corredor da EFAPEL no 2.º lugar do pódio do dia.

Já Jóni Brandão, ao cruzar a primeira Meta Volante da etapa na 3.ª posição, recuperou 1 segundo em virtude da bonificação, encurtando a diferença para o Camisola Amarela para 3 segundos.
“Hoje tivemos uma etapa exigente, com muita chuva e frio, que veio aumentar a dificuldade da jornada para além do percurso em si, mas onde mais uma vez a equipa demonstrou estar a atravessar um bom momento e o Rafael Silva acabou por realizar um excelente 2.º lugar”, disse Américo Silva, diretor desportivo da EFAPEL, que rematou: “Se estivéssemos neste momento a falar de uma vitória, não ficaria a dever nada a ninguém. Mas seguramente e dentro em breve ela irá acontecer”.

Amanhã avizinha-se um dia duro com dupla jornada. O primeiro setor da 3.ª etapa começa cedo, com partida do Cais de Gaia às 10 horas, para um percurso de 70,6 km que termina na Avenida 25 de Abril, em Gaia, antes das 12 horas. Quanto à parte da tarde, Matosinhos, concretamente a marginal de Leça da Palmeira, recebe um Contrarrelógio por Equipas de 9,6 km, que arranca às 17 horas.

CLASSIFICAÇÕES:

CLASSIFICAÇÃO ETAPA
2.ª ETAPA: Viana do Castelo – Ovar: 178,4 km
1.º Leangel Linarez (Kuota/Construciones Paulino), 05h13m27s
2.º Rafael Silva (EFAPEL), a 03s
25.º Jóni Brandão (EFAPEL), mt
46.º Henrique Casimiro (EFAPEL), mt
51.º Niki Mihaylov (EFAPEL), mt
57.º Sérgio Paulinho (EFAPEL), mt
60.º Bruno Silva (EFAPEL), mt
63.º Fabricio Ferrari (EFAPEL), mt

CLASSIFICAÇÃO ETAPA POR EQUIPAS
1.ª Kuota/Construciones Paulino, 15h40m27s
8.ª EFAPEL, a 03s

CLASSIFICAÇÃO GERAL – AMARELA
1.º Rafael Reis (W52-FC Porto), 10h16m03s
2.º Jóni Brandão (EFAPEL), a 03s
7.º Niki Mihaylov (EFAPEL), a 11s
11.º Henrique Casimiro (EFAPEL), a 18s
13.º Rafael Silva (EFAPEL), a 19s
14.º Bruno Silva (EFAPEL), a 20s
27.º Sérgio Paulinho (EFAPEL), a 32s
30.º Fabricio Ferrari (EFAPEL), a 36s

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS
1.ª W52-FC Porto, 30h48m25s
2.ª EFAPEL, a 17s

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE
1.º Leangel Linarez (Kuota/Construciones Paulino), 45 Pontos
4.º Rafael Silva (EFAPEL), 30 pontos
6.º Jóni Brandão (EFAPEL), 21 Pontos
14.º Niki Mihaylov (EFAPEL), 6 Pontos
26.º Henrique Casimiro (EFAPEL), 1 Ponto

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL
1.º Paulo Silva (Fortunna-Maia), 34 Pontos
9.º Bruno Silva (EFAPEL), 6 Pontos

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA
1.º Rafael Lourenço (UD Oliveirense/InOutBuild), 5 Pontos
8.º Jóni Brandão (EFAPEL), 1 Ponto

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo