CulturaPrimeira Vista

“Alto Bairro” em exibição no Cinema Dolce Vita (c/vídeo)

 

“Alto Bairro” é um projecto de documentário do realizador Rui Simões, sobre o local onde o próprio vive, o Bairro Alto, em Lisboa, que entra hoje em exibição no cinema Dolce Vita, em Ovar.

Dentre as ruas vazias durante o dia e a excitação da noite, queremos desvelar as histórias e os rostos que compõem o Bairro Alto, cujo 500.º aniversário se comemora em Dezembro, data em que ambicionamos estrear o filme junto da sua comunidade. É à heterogeneidade das gentes da ‘Vila Nova de Andrade’, como antigamente era apelidado o bairro, que nos interessa dar voz, criando um espaço comum a todos: o do diálogo. Dos turistas aos residentes, resistentes ou de partida. Da população idosa aos jovens vindos das periferias.

Das lojas modernas aos artesãos escondidos. Dos graffiti às festas populares. Dos agentes de polícia às câmaras de vigilância. Dos artistas aos loucos e sonhadores. Sem esquecer o arquivo do realizador, que ali tem vindo a recolher imagens desde a década de 80. O filme pretende-se simultaneamente uma prenda e um alerta – que a partir da sua herança reflictamos na emergente transformação da capital.
Sinopse: 1950, Bairro Alto. João tem 13 anos e decidiu fazer uma investida no “bairro das prostitutas”, em Lisboa.

Foi o início de uma etapa nova na sua vida, num bairro também ele feito de etapas distintas. O que hoje resta do Bairro Alto das prostitutas, dos jornalistas, artistas e artesãos? Que mudanças o atravessam e como poderão afectar o futuro da cidade?

Seguimos os rostos e as vozes que o recheiam pelas ruas vazias do dia e pela excitação da noite numa tentativa de inscrever as memórias e expectativas, os sonhos e anseios que compõem o Bairro Alto no ano do seu 500.º aniversário.

Filme em exibição a 16 de julho.

::: ALTO BAIRRO
Ficha Técnica
País: Portugal
Duração: 98 min
Género: Documentário
Classificação: M/12
Ano: 2014

Actores: LIA GAMA, HENRIQUE GIL, CARLA BOLITO, MARINA ALBUQUERQUE, MARTA FÉLIX, ANA CRUZ

Um filme de: Rui Simões

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo