CulturaPrimeira VistaVerão 2022

Benção do Mar é momento alto da Procissão Solene

O culto ao Senhor e à Senhora da Piedade, continua presente na devoção e na religiosidade das nossas gentes ligadas à pesca do Furadouro, tendo a sua expressão máxima nas Festas do Mar, em sua honra, que estão em plena celebração.

O Programa Religioso das Festas do Mar 2022, em honra de Nossa Senhora da Piedade e do Senhor da Piedade, teve início na quinta-feira, e conhece este domingo o ponto alto do programa com a Procissão Solene com Bênção do Mar a partir d.

A procissão tem saída da Capela do Furadouro seguindo à direita pela Av. dos Descobrimentos Epopeia Marítima; Av. Da República, R. das Bateiras; R. Escrivães das Companhas segue à direita até à rotunda, contornando-a, seguindo até à ao cruzamento com a Av. Fernão Magalhães; segue à direita até à Rotunda das Varinas, contornando-a, e seguindo pela Av. dos Descobrimentos Epopeia Marítima em direção à Capela.

Em tempos imemoriais, no sábado anterior os andores dos santos padroeiros das companhas, conduzidos por pescadores, chegavam ao Furadouro provenientes de Ovar para a procissão que percorria a beira-mar e as principais ruas, parando em frente à primitiva capela do Senhor da Piedade para o abade lançar a bênção ao mar.

Actualmente, a bênção é lançada do esporão central, porque a pequena ermida original foi engolida pelo mar, em 1939, num prenúncio do seria a vida no Furadouro. A erosão é uma constante e o pouco areal que a praia hoje apresenta não permite que a procissão desça até à beira-mar como era tradição.

As Festas do Mar são uma tradição que vem de longe e que todos os anos reúne milhares de pessoas para agradecer ao senhor e pedir a protecção da Virgem e do Senhor, conhecida por abençoar os pescadores da terra.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo