CulturaPrimeira Vista

Veja o “teaser” do documentário sobre Júlio Dinis

Este é o primeiro ‘teaser’ do projecto de documentário sobre a passagem de Júlio Dinis por Ovar produzido para a Câmara Municipal de Ovar e Casa-Museu Júlio Dinis.

“É um teaser longo e não muito ajustado às redes sociais, mas compreende nele informação importante sobre aquilo que será o documentário – a importância de Ovar para Júlio Dinis enquanto autor”, explica o realizador Rui Pedro Lamy.

“O desafio colocado ao Rui foi que ele avançasse de forma autónoma no processo criativo”, recorda António França, responsável da Casa-Museu Júlio Dinis, onde o realizador está a desenvolver uma residência artística.

“Este trabalho tem muito dele, porque ele é de Ovar e depois partiu para este trabalho sem preconceito”. A Câmara Municipal de Ovar queria isto mesmo: “Chamar ao território gente da terra, com talento, que tem trabalho reconhecido fora de portas, como foi o caso do actor Pedro Damião que também aqui participa”.

“Esta foi uma linha muito bem definida pelo Município”, destaca António França. O trabalho está a decorrer há dois anos, “o que parece ser muito tempo, mas não é, porque este é um objecto importante para o território e porque permitiu ao Rui retirar postais de Ovar genuínos. Foi ele que procurou tudo, com uma pandemia pelo meio a atrasar tudo, e toda a dificuldade inerente à recriação de cenários de 1870”.

Nos próximos meses será partilhado um novo teaser revelando um pouco mais daquilo que irá ser o filme. Em 2023, em data a agendar, será apresentada a versão completa do documentário.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo