
A CaetanoBus continua a liderar a transição para a mobilidade zero emissões através da mobilidade a hidrogénio, com a entrega dos primeiros autocarros elétricos movidos a hidrogénio, de sempre, para a Finlândia, marcando um novo capítulo na expansão internacional da empresa pela Europa.
Para assinalar a chegada destes veículos e evidenciar o seu desempenho em condições reais, as cinco unidades do H2.City Gold foram apresentadas durante a semana do WRC em Jyväskylä.
Com mais de 215 autocarros elétricos a hidrogénio vendidos na Europa, a CaetanoBus vê agora os seus H2.City Gold a chegar à Finalndia, um novo mercado para a empresa. Este é um marco muito importante para a CaetanoBus, especialmente por estes serem os primeiros autocarros movidos a hidrogénio, de sempre, a operarem na Finlândia.As 5 unidades H2.City Gold irão operar em Jyväskylä como parte de um projeto piloto liderado pela Central Finland Mobility Foundation (Cefmof). O projeto visa integrar cinco autocarros elétricos a hidrogénio da CaetanoBus na rede de transportes públicos da região, sendo os veículos entregues através da Cefmof e disponibilizados via leasing ao operador Koiviston Auto
Jyväskylä.
No âmbito desta venda para o mercado finlandês, as cinco unidades H2.City Gold foram exibidas e testadas durante a etapa do WRC que aconteceu em Jyväskylä. Os autocarros operaram em rotas selecionadas — incluindo o parque de serviço do rali e as estradas envolventes aos troços da prova — por forma a testar os veículos em condições reais de operação. Esta experiência proporcionou uma oportunidade ideal para avaliar a qualidade global dos autocarros, o conforto dos passageiros e o desempenho do sistema de hidrogénio.
Tiago Sá, Diretor de Vendas da CaetanoBus, destacou que “entrar no mercado finlandês com o nosso H2.City Gold e apresentá-lo durante um evento tão prestigiado como o WRC Finlândia é um momento de enorme orgulho para a CaetanoBus. A mobilidade a hidrogénio é essencial para descarbonizar as frotas de autocarros e cumprir as metas climáticas da UE, pelo que estamos muito orgulhosos de termos sidos escolhidos para fornecer os primeiros autocarros movidos a hidrogénio na Finlândia.”