EmpresasPrimeira Vista

Cordão sanitário “gerou um sentimento de injustiça e de desalento”

Rocha & Filhos está a investir 4 Milhões de Euros

Instalada em Arada, a Rocha & Filhos é uma referência nacional na produção e comercialização de produtos para coberturas e fachadas, destinadas à reabilitação e execução de novos edifícios, e está a fazer um esforço para vencer os efeitos da Pandemia por Covid-19 através de um investimento crescente na inovação e tecnologia.
Sérgio Rocha, administrador da empresa aradense, em entrevista ao OvarNews, revela que a empresa vai investir 4 Milhões de Euros, dirigidos para áreas significativas de reestruturação, como a construção de novas instalações.

De que forma a Rocha & Filhos, Lda foi afectada pela Pandemia?
A Rocha & Filhos, assim como muitas das empresas no concelho de Ovar, viu a sua laboração completamente parada de um dia para o outro e durante um mês, em consequência do Cordão Sanitário imposto pelas autoridades competentes, tendo em vista a contenção do vírus Covid-19.
A paragem da empresa foi uma situação preocupante, em termos de gestão, nomeadamente económica e logística, uma vez que existiam encomendas importantes e urgentes já preparadas, e muitas em produção, que tiveram de ser suspensas e até canceladas por parte dos clientes. Uma vez que a nossa concorrência não se viu afectada pelas mesmas circunstâncias, muitos clientes tiveram que recorrer aos mesmos para darem resposta às suas necessidades. Claramente, esta foi uma situação que gerou um sentimento de injustiça e de desalento, face a todo o investimento que a Rocha & Filhos realiza para servir de forma rápida e eficiente os seus clientes, tendo em vista a sua fidelização.

Qual é o objectivo do cancelamento das férias de Verão?
A Rocha & Filhos não cancelou as férias dos seus colaboradores, mas decidiu sim escalonar e organizar a produção, de forma a não encerrar as instalações durante o período de Verão, como habitualmente costuma realizar, tendo em consideração as necessidades e satisfação dos seus clientes.
Por outro lado, a não paragem da produção também visa compensar as perdas económicas que se fizeram sentir durante a paragem repentina e não programada durante o Cordão Sanitário.

Como foi viver o cordão sanitário do concelho de Ovar?
A situação causou ansiedade em todos os envolvidos, desde a Administração aos colaboradores, devido à incerteza relativamente à evolução da situação em termos de saúde, bem como à duração do próprio Cordão Sanitário e possíveis apoios económicos por parte das entidades governamentais.
Todos os envolvidos se viram de alguma forma afectados, tanto pelo receio de possível contágio e consequências na sua saúde ou dos seus familiares, como pela ansiedade de estarem privados da sua vida laboral habitual. O Cordão Sanitário, apesar de ter como foco a protecção da saúde, também acabou por afectar o bem-estar psicológico e social da comunidade.
A Câmara Municipal de Ovar permitiu a saída/entrada de mercadorias em determinados dias específicos, e a Rocha & Filhos adaptou-se a uma nova realidade, para poder escoar os materiais já produzidos e encomendados. Apesar de toda a logística ímpar de desinfecção dos camiões e das cargas, de acordo com os regulamentos das entidades competentes, e dos motoristas e colaboradores cumprirem todos os procedimentos obrigatórios e recomendados para protecção do contágio viral, alguns clientes recusaram-se a receber os materiais encomendados, pelo simples facto de serem provenientes de Ovar, devolvendo toda a mercadoria.

O estatuto de PME Excelência trouxe-vos uma nova responsabilidade?
O estatuto de PME Excelência tem sido atribuído à Rocha & Filhos desde 2013 e a sua reiteração em 2019, aliada à fase de expansão em que se encontra a nossa empresa, torna-se num estímulo para a modernização dos métodos produtivos e das suas instalações, bem como para o seu crescimento sustentável no mercado, com a máxima rentabilidade e aumento de produtividade, através de uma Gestão Integrada da Qualidade, com a implementação da ISO9001, do Controlo de Produção EN1090 com Marcação CE e da Gestão Ambiental ISO14001.
Desta forma, pretende ir ao encontro dos clientes cada vez mais exigentes, relativamente à garantia de que os materiais adquiridos são produzidos de acordo com todas as normas e legislação aplicáveis e que correspondem, ou até excedem, os padrões de qualidade exigidos. No processo de evolução é importante para a Rocha & Filhos realizar todos os procedimentos com uma consciência crescente da sua responsabilidade com o Ambiente e com a Comunidade, aumentando também o nível de confiança, respeito e transparência com os seus clientes, parceiros, fornecedores e concorrência.

A Rocha & Filhos tem sabido adaptar-se às necessidades do mercado. Como está a reagir à nova realidade, a ajustar-se?
Ao longo dos anos, a Rocha & Filhos tem conquistado o mercado com uma estratégia de inovação das soluções que apresenta, com novas propostas para fachadas e coberturas, dando resposta à crescente procura do mercado de materiais resistentes e com durabilidade elevada, garantindo ao cliente a possibilidade de cumprimento da cada vez mais exigente legislação.
Com a nova realidade, tem vindo a investir ainda mais na inovação e tecnologia, procurando afirmar-se com soluções estruturais para suporte de coberturas/fachadas (como as madres em ómega, C e Z), com destaque para a solução de viga contínua com o ÓmegaPlus, que permite vencer grandes vãos e maior afastamento entre madres, com maior rapidez de montagem e garantia de qualidade da solução. A ripa ventilada, que garante que o ar circule nas coberturas, é também uma das soluções exclusivas da Rocha & Filhos com bastante procura, assim como o painel sandwich e os materiais de corte e quinagem, com peças de diferentes dimensões, espessuras e ângulos, construindo soluções com a complexidade necessária e adaptadas às exigências individuais de cada cliente, em vários tipos de chapas de aço.
No atendimento ao balcão, foi necessário adoptar medidas extraordinárias, tendo em vista a garantia da saúde, tanto dos nossos clientes como dos nossos colaboradores. Ao nível da produção e das áreas administrativas também foram realizadas alterações em termos de disposição das áreas de trabalho e fornecidos os meios materiais adequados para a higienização e protecção de todos.

Como classifica o desempenho económico-financeiro da empresa nos últimos anos?
A Rocha & Filhos tem vindo a crescer de forma sustentável nos últimos anos, comprovado pelo volume de faturação que tem aumentado ano após ano e pela larga superação dos objectivos estipulados a atingir em cada semestre. É com grande satisfação que podemos afirmar que a Rocha & Filhos é uma empresa com resultados cada vez mais sólidos a nível económico, reflectindo-se no aumento consecutivo, nos últimos anos, do indicador financeiro EBITDA, que permite analisar a capacidade de competitividade e eficiência da empresa, especialmente em comparação ano a ano, com os seus concorrentes. Este indicador confirma também que a nossa empresa tem evoluído significativamente, em termos de produtividade e desempenho, com grande capacidade de geração de valor económico.
Na verdade, a Rocha & Filhos tem capacidade para crescer muito mais, no entanto, necessitamos da construção de novas instalações, tendo em vista a aquisição de novos equipamentos inovadores, para um aumento do volume de produção.

Os apoios/instrumentos financeiros disponíveis vão ao encontro das vossas necessidades?
O suporte de uma visão estratégica, para um crescimento sustentável e inclusivo a longo prazo, está a ser apoiado pelo programa Portugal2020, com um investimento de 4 milhões de euros. Este apoio será dirigido para áreas significativas de reestruturação, como a construção de novas instalações, o que irá permitir a expansão da nossa empresa em termos de investimento em novos equipamentos de avançada tecnologia e metodologias de trabalho mais eficientes, assim como na qualificação dos colaboradores e implementação de metodologias de trabalho mais eficientes. Desta forma, pretendemos capacitar a empresa para a inovação e desenvolvimento de novos produtos e soluções construtivas, bem como procuramos dispor de maior capacidade produtiva e ser uma referência no sector da metalomecânica, tendo em vista o crescimento e afirmação no mercado nacional e internacional, conquistando e satisfazendo cada vez mais clientes. Acreditamos que este desenvolvimento será importante também para a Comunidade, através da geração de emprego e novos postos de trabalho.

Das suas palavras depreende-se que, nesta fase, destaca o contributo dos colaboradores.
Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para demonstrar o nosso agradecimento a todos os colaboradores da Rocha & Filhos, que tiveram uma postura exemplar durante esta fase única da Pandemia, tendo sido bem claro o seu envolvimento com a empresa, bem como a disponibilidade e apoio, mesmos nas condições mais inesperadas.
Agradecemos também a todos os nossos parceiros, que nos vários momentos nos apoiaram e demonstraram a sua solidariedade, e a todos os nossos clientes, que apesar das circunstâncias demonstraram confiança no nosso trabalho e a sua fidelização à nossa organização.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo