CulturaPrimeira Vista

“Tempo certo”, do vareiro Rui Pedro, é aposta de editora brasileira

O mais recente artista a ingressar no leque de cantores da brasileira Midas Music, editora de Rick Bonadio, tem nome, sobrenome e sotaque vareiros.

Rui Pedro desembarca na gravadora para apresentar seu som único, formado pela mescla de sons portugueses e da MPB. Na sua primeira aparição para o público brazuca, o cantor apresenta o tema “Tempo Certo”, canção com uma mensagem de paz e esperança e que conta com produção e direcção artística do próprio Bonadio.

Inspirada na primeira viagem do jovem cantor vareiro ao Brasil, “Tempo Certo” fala-nos que “devemos aproveitar as melhores – e mais simples – coisas da vida: os amigos, a família, viajar, enfim, os pequenos prazeres da vida”, explica Rui Pedro, fã confesso do Brasil, pelo que conhecer o Rio de Janeiro foi a faísca que faltava para criar seu primeiro trabalho em parceria com uma reconhecida etiqueta brasileira.

Em Ovar, todos sabem que Rui Pedro começou muito pequeno a sinteressar-se pela música, fruto da influência de uma tradição familiar. Também pudera: pai, tio e avô têm relação estreita com a arte (mesmo que de forma não profissional), e tal foi o suficiente para dar aquele empurrãozinho para esse mundo.

Aprendeu guitarra de forma autodidata, fez parte de algumas bandas em sua cidade natal, Ovar e lá pelos 18 anos iniciou uma carreira solo tocando em bares privilegiando um repertório de músicas tipicamente portuguesas e alguns clássicos da MPB.

Por volta de 2017 começou a trabalhar o seu lado compositor, produziu alguns materiais, mas manteve-os guardados para quando achasse ser a hora certa de começar a trabalhar em canções mais autorais. Em 2019, por fim, lançou seu primeiro single baptizado de “Partir” e, no mesmo ano, “Tom de Brincadeira”.

Esse cruzamento de estilos faz Rui Pedro ter traços genuinamente brasileiros nas suas composições, o que desperta alguma dúvida aos ouvidos quando o escutamos pela primeira vez: “Ué, o sotaque é de Portugal, mas a sonoridade é MPB…”, pensarão os nossos irmãos do lado de lá do Atlântico. Esse é o tipo de reacção da maioria que ouve – e se encanta – com suas letras.

Rui Pedro conta que conheceu Rick Bonadio (já o seguia nas redes sociais por conta do trabalho de Rick com Vitor Kley), produtor e mentor da Midas Music, “através de um workshop realizado já durante a pandemia global de Coronavírus que atingiu o planeta”. uma oportunidade que Bonadio abre espaço para conhecer o trabalho de novos artistas.
Selecionado, Rui pode então mostrar o seu talento e composições e pouco depois as partes já selavam a parceria. Produzida numa troca constante de mensagens, arquivos sonoros em nuvens, gravações de vozes e instrumentos, o cantor vareiro conta que “Tempo Certo” nasceu num momento de tensão causado por um novo vírus e traz quase que intrínseco, em si, uma mensagem de que tudo tem o momento certo para acontecer”.
“E se vivemos hoje no meio de um certo caos”, Rui Pedro mantém a inabalável certeza de que, n”o momento certo, ele há-de acabar e as nossas vidas voltarão a encaixar-se”.

Carregado de boas energias e duma mensagem optimista, o som está disponível em todas as plataformas digitais desde o dia 9 de julho.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo