Cultura

Câmara promoveu “Vocation Camp” para ajudar jovens a definirem o seu futuro

A Câmara Municipal de Ovar promoveu a 2.ª edição do «Ovar Vocation Camp» com o objetivo de ajudar jovens do 9º ano a conhecerem-se melhor e a fazerem escolhas mais adequadas quanto ao rumo a seguir no ensino secundário. A iniciativa, que decorreu presencialmente no Polo de Capacitação e Inovação Social, em S. João de Ovar, entre finais de maio e meados de junho, reuniu dezenas de jovens de todos os Agrupamentos Escolares do Município e foi totalmente gratuita para os participantes, com a autarquia a assumir todos os custos.

“Escolher o rumo a seguir no Ensino Secundário é uma das decisões mais importantes da vida de um jovem, que pode limitar ou transformar o seu futuro”, afirmou Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da Câmara de Ovar, “e por isso investimos nesta atividade porque sentimos que é nosso dever ajudar os jovens perceberem o que gostam de fazer para poderem orientar melhor o rumo que querem dar à sua vida”.

Segundo o autarca, para possibilitar a participação de qualquer jovem, a Câmara Municipal de Ovar disponibilizou transporte em autocarros desde cada escola até ao local da formação, bem como a alimentação dos participantes e ainda a oferta de brindes.

Fazendo um balanço “significativamente positivo” da 2.ª edição do «Ovar Vocation Camp», o Vereador Ruben Ferreira considerou terem sido “superados todos os objetivos” que motivaram o projeto. “Além de termos aumentado consideravelmente o número de participantes face a 2021, sentimos que o impacto nos jovens foi ainda maior”, explica o autarca, referindo a vontade de “continuar a fazer o projeto crescer no futuro”.

No final da iniciativa, vários participantes destacaram terem “ficado a conhecer-se melhor”, assim como “encontrarem-se muito mais esclarecidos sobre o rumo a dar à sua vida”.

“As amizades que aqui fizemos, o ficarmos a conhecer jovens de outras escolas e a maneira divertida como as atividades aconteceram, fazem-me querer que o Vocation Camp nunca mais acabe”, referiu outro jovem, no final da atividade.

O «Ovar Vocation Camp» dá sequência às atividades do Serviço de Juventude da autarquia em 2022, que já contaram também com workshops da «YOLO Academy» e com o «Ovar Youth Robotics».

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo